• Carregando...
Rafa Costa e Silva e Lênin Palhano - muitos pontos em comuns, das hortas ao acabamento dos pratos. Fazem jantar a quatro mãos no Nomade.
Rafa Costa e Silva e Lênin Palhano - muitos pontos em comuns, das hortas ao acabamento dos pratos. Fazem jantar a quatro mãos no Nomade. | Foto:

Ovo, inhame, leite de coco e carne seca – uma das assinaturas de Rafa Costa e Silva – estará no cardápio especial de aniversário do Nomade. (Foto/ Destemperados)

Não é todo dia que se pode desfrutar das criações de um chef estrelado Michelin. Pois o curitibano terá essa oportunidade nos próximos dias, com a chegada à cidade do chef Rafa Costa e Silva, do restaurante carioca Lasai, relacionado entre os melhores nas recentes publicações do guia francês desde 2015. Além disso, marca presença entre os melhores restaurantes do mundo no ranking World’s 100 Best Restaurants e como 16º melhor da América Latina na mesma premiação.

Em Euskera, idioma do País Basco – onde o chef trabalhou lado a lado com Andoni Luis Aduriz, no Restaurante Mugaritz, ranqueado entre os dez melhores do mundo -, “Lasai” quer dizer, tranquilo, relaxado ou em paz. É exatamente isso que o chef espera transmitir com a sua gastronomia. Criativo e ousado, o chef obedece a rígidos critérios de sazonalidade e proximidade. Só trabalha com pequenos produtores, possui criação própria de galinhas e uma horta de orgânicos para compor cada um dos 15 primorosos pratos que compõem o menu Festival.

Uma das maiores semelhanças entre os chefs é a fidelidade à elaboração de pratos somente a partir dos produtos disponíveis na estação. Dentro de seus próprios estilos gastronômicos, ambos valorizam seus produtores locais e o que a sua terra produz de melhor em cada época.

Por isso mesmo, Rafa Costa e Silva encontra em Curitiba outro chef que trilha os mesmos caminhos, do respeito ao território, aos produtos orgânicos e que, por isso mesmo, participa do programa Horta do Chef, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, ligando diretamente pequenos produtores da periferia da cidade com alguns dos principais cozinheiros locais.

Lênin Palhano (Chef 5 Estrelas do Bom Gourmet) , talentoso titular do restaurante Nomade, do Nomaa Hotel, traz todas suas hortaliças da Horta de Santa Rita IV, no Tatuquara, e com ela prepara refeições memoráveis. Como será, certamente, cada uma das duas sessões conjuntas, a quatro mãos, a serem apresentadas nos próximos dias 18 e 19 (quarta e quinta).

Rafa Costa e Silva é o próximo convidado do próximo “Nomade Convida”, projeto pioneiro do Nomade com o intuito de revelar a gastronomia sob o ponto de vista de grandes chefs do Brasil. E este ainda tem um sabor a mais, é edição especial de três anos de aniversário da casa.

Cardápio a quatro mãos

Para as duas noites curitibanas os chefs já compuseram o menu a ser servido. Começa com Crocante de cúrcuma e creme de verduras, seguido de Melão, peixe defumado e limão galego. De entrada, Polvo, abacate e nori e ainda Chips de mandioca, carne curada picada, nesta ordem.

Os pratos principais são quatro, sendo o primeiro deles um clássico do Lasai que é praticamente a assinatura de Rafa Costa e Silva: Ovo, inhame, leite de coco e carne seca, numa harmoniosa e incrível combinação de sabores distintos.  Logo após chegará o Mexilhão e vagem na brasa com molho de açafrão e, ainda das águas, Peixe, cenoura, folha de mostarda e limão. O prato de carne será Costela de boi, purê de cebola doce e cebolão tostado.

De sobremesa, Queijo porongo com geleia de araçá goiaba – o porongo certamente Lènin foi buscar em Palmeira – e Chocolate branco, açaí da Juçara, ervilha e curry.

Certamente uma composição de pratos para não se esquecer durante um bom tempo. O preço por pessoa é R$ 240 + taxa de serviço (bebidas à parte).

Restaurante Nomade (Hotel Nomaa)

Rua Gutemberg, 168 – Batel

Fone: (41) 3087-9595

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]