• Carregando...
Começa mais uma edição do Vive le Victor, homenagem do Pier do Victor à Revolução Francesa
| Foto:

Aumoniéres de vieiras com molho de queijo ementhal, as trouxinhas da chef Eva dos Santos em um dos cardápios do Bistrô do Victor no Vive le Victor. (Foto/ Guilherme Alves)

Camarões à provençal com batatas gratin, do Bar do Victor. (Foto/ Guilherme Alves)

Desde 2010 os restaurantes do grupo Pier do Victor reverenciam a principal data nacional da França, o 14 de julho, a Queda da Bastilha – 226 anos atrás. É resultado de uma afetiva ligação do empresário Francisco Urban com aquele país. Agora já nem tanto, com as múltiplas casas para administrar (e agora tendo o jovem Pedro Trevisan como sócio no comando do grupo), mas quando dispunha de um pouco mais de tempo, Urban realizava constantes viagens para lá, invariavelmente em eventos gastronômicos ou de vinhos – dos quais é um grande conhecedor e apreciador, especialmente daqueles do Velho Mundo.

Batata boulanger com camarões ao molho champagne, da Trattoria do Victor. (Foto/ Guilherme Alves)

O evento foi denominado como Vive le Victor – Vive la révolution de la bonne cuisine – entra agora na sexta edição, que começa nesta sexta-feira (10) e se estende até o sábado da semana que vem. São menus especiais, compostos por entrada, prato principal e sobremesa, no Bistrô, na Trattoria e no Bar do Victor, três de suas casas.

Cada restaurante terá um menu específico para o evento, concebido pelo chef responsável pela casa, com duas opções de pratos. Comandante da cozinha do Bar do Victor, Claudinei Oliveira propõe, na primeira, uma entrada de Tartar de salmão com crostini de limão. De prato principal, Camarões à provençal com batatas gratin. E de sobremesa, Crème brûlée. A outra alternativa tem de entrada uma variação da Vichiyssoise (o marco das sopas frias francesas, à base de batatas, alho-poró e creme de leite). Nessa aqui, especificamente, de livre interpretação, o cozinheiro se permite servir quente, por causa do inverno que vivemos, e cobri-la com crosta folhada. O prato principal dessa proposta é um Filé de namorado à bonne femme (Tomates e batatas-pérola na manteiga). De sobremesa, Petit gâteau de chocolate.

O Bistrô do Victor, sob responsabilidade da chef Eva dos Santos, tem, na primeira opção, como entrada, Bisque de lagosta. O prato principal é Tartin de cebola com lascas de bacalhau e molho bechamel. Segundo a chef é uma versão salgada da famosa Tarte Tatin (aquela de maçã, com a cobertura invertida, no caso com as rodelas de cebola embaixo). E, de sobremesa, Tartellete de maçã com creme de baunilha. Na segunda escolha, a entrada é um Vol-au-vent de siri e o prato principal – Aumoniéres de vieiras com molho de queijo ementhal – trouxinhas recheadas. A sobremesa desse menu é um Crème brûlée.

A responsabilidade pela cozinha da Trattoria do Victor é de Paolo de Paula Rodini e de Marcos Paula Braga, sócio do empreendimento. O primeiro cardápio começa com o clássico Steak tartar. De prato principal, Batata boulanger com camarões ao molho champagne. A sobremesa é uma Poire Willians, pera. Na segunda opção, a entrada é uma Salada de pêra com brie assado e molho mostarda Dijon. O prato principal tem Raviólis de cavaquinha com espuma de foie gras e a sobremesa é outro clássico, o Crêpe Suzette.

Nos três restaurantes e em qualquer uma das opções de cardápio, o preço será de R$ 65 por pessoa. A boa música francesa também terá presença nos restaurates, com apresentações ao vivo. O Vive le Victor conta com apoio da Aliança Francesa, Câmara de Comércio França-Brasil e do Consulado da França. O evento apoiará o Instituto TMO Alírio Pffifer.

Bar do Victor

Rua Lívio Moreira 284 – São Lourenço

Fone: (41) 3353-1920

Bistrô do Victor

Espaço Gourmet ParkShoppingBarigüi

Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Campina do Siqueira

Fone: (41) 3317-6920

Trattoria do Victor

Rua Saldanha Marinho, 1.650 – Praça Espanha (Bigorrilho)

Fone: (41) 3076-0720

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

 

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]