• Carregando...
Camarão à provençal, um pouco do sotaque francês no menu do Origens. (Fotos/ Paulo Roberto Lopes)
Camarão à provençal, um pouco do sotaque francês no menu do Origens. (Fotos/ Paulo Roberto Lopes)| Foto:

Salada Niçoise, agora também no novo cardápio do restaurante Origens.

Sempre digo aqui: o curitibano não costuma frequentar restaurantes de hotel. Apenas com uma exceção ou outra, quando o chef premiado é anunciado como estrela da noite. No mais, um estranho preconceito (ou algo assim) que faz imaginar serem apenas dos hóspedes os restaurantes de hotel. A única concessão é a feijoada dos sábados, uma marca dos hotéis da cidade.

Mas os restaurantes de hotel estão sempre abertos ao público exterior. E alguns deles com cardápios bem atraentes, muito além da feijoada. Caso do restaurante Origens, localizado no Radisson Hotel Curitiba, que foi totalmente reformulado em sua aparência e acaba de ganhar um cardápio novo.

O comandante da cozinha é o chef Odair Silva, há seis meses na casa, mas veterano já na Rede Atlântica, trabalhando em várias cidades brasileiras. Em Curitiba, tempos atrás, pilotou a cozinha do Four Points by Sheraton e voltou à cidade para dar um novo rumo à cozinha do Radisson.

O menu é realmente bem interessante e prima pela proposta da cozinha dita fusion, um mix da gastronomia clássica, internacional, brasileira e regional, que é a identidade do restaurante Origens.

O novo cardápio marca por alguns pratos clássicos internacionais, como a Bouillabaisse (a sopa marselhesa), guarnecida com frutos do mar, polvo, camarão, anéis de lula e posta de peixe e servida com fettuccine na manteiga. Ficando pelas redondezas francesas, tem a clássica Salada Niçoise e um Camarão à provençal, com temperos que ressaltam o sabor personalizado do crustáceo. Para pegar um contraste, há a Costela de pressão servida com polenta mole, agrião e pinólis e o Stinco de cordeiro guisado, que é uma versão de livre interpretação do carneiro no buraco – prato típico paranaense, escrevi sobre ele há alguns dias -, guisado em vegetais, maçã, vinho, ervas, em macerado de mandioquinha e almeirão.

Outro sabor genuinamente paranaense, o Barreado, também está sendo servido, com purê de banana da terra e aroma de cachaça. E o menu ainda tem algumas criações bem personalizadas, entre carnes nobres e de caça, como a Codorna assada com redução de tamarindo, que é servida com batata rösti e farofa de amêndoas.

O cardápio do restaurante Origens ainda contempla pratos lights, veganos e receitas sem proteína de farinhas e cereais. Entre as opções, estão o Strogonoff e o Polpetone veganos e o Petit gâteau sem glúten. Além de peixe no vapor, escalope de frango grelhado e balotine de carne. O cardápio infantil não ficou de fora. Para os pequenos, frango, spaghetti à bolonhesa, sopa de letrinhas e hambúrguer com batatas smiles.

Ah, sim, e tem um Festival de Sopas, com sabores diferenciados, como Dobradinha e Mocotó. De segundas às quintas, a R$ 48 por pessoa.

Restaurante Origens – Radisson Hotel Curitiba

Avenida Sete de Setembro, 5190 (Praça do Japão) – Batel

Fone: (41) 3351-2222

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]