• Carregando...
Fettuccine no grana padano, com tentáculos de polvo grelhados e molho pesto - o Prato da Boa Lembrança do Ernesto Ristorante. (Fotos/ Divulgação)
Fettuccine no grana padano, com tentáculos de polvo grelhados e molho pesto - o Prato da Boa Lembrança do Ernesto Ristorante. (Fotos/ Divulgação)| Foto:

Quando o Ernesto Ristorante reabrir as portas nesta quinta-feira (07), depois da pausa para o Carnaval, estará apresentando uma saborosa novidade aos seus clientes: o Prato da Boa Lembrança.

Sim, o chef Dudu Sperandio decidiu integrar seu restaurante à rede nacional, que, além de proporcionar sabores exclusivos em seus estabelecimentos, ainda oferece presentes aos comensais, dando o direito de levar para casa uma arte em louça no prato selecionado para a promoção.

O primeiro Prato da Boa Lembrança do Ernesto teria de ter a marca do chef, com a utilização do queijo Grana Padano, no qual Dudu Sperandio cozinha um fettuccine e flamba em certos períodos do ano. Trata-se de um “Fettuccine no grana padano, com tentáculos de polvo grelhados e molho pesto”, que tive a oportunidade de provar – uma delícia. A massa cremosa recebe os tentáculos crocantes e macios, finalizados com o pesto e a combinação final é muito agradável.

O prato custa R$ 98, com direito à arte em louça para levar para casa – arte da lavra do designer Sérgio Povoa Pires, muito ligado à casa.

Boa Lembrança no Paraná

O Prato da Boa Lembrança do Ernesto Ristorante. Para levar para casa.

Com a entrada do Ernesto Ristorante no grupo, agora são seis os restaurantes paranaenses integrados à Associação da Boa Lembrança. Escrevi recentemente sobre os lançamentos dos pratos de 2019 da Cantina do Délio (aqui) e do Chalet Suisse (aqui). Estão por lançar seus pratos e suas louças, a qualquer momento, o Girassol, de Palmeira, e os curitibanos Sel et Sucre e Quintana.

São muitos os colecionadores, mas mesmo para quem não é, o Prato da Boa Lembrança é um belo objeto de decoração e que marca, realmente, a lembrança de bons momentos gastronômicos. A iniciativa começou por aqui em 1994, trazida pelo italiano Dânio Braga, inspirado pelos costumes da região onde nasceu, de estimular o hábito de se levar uma lembrança depois de uma boa refeição. Foi assim que surgiu o Prato da Boa Lembrança, uma peça exclusiva em cerâmica que o cliente leva para casa depois de comer em um dos restaurantes associados.

Além de fundador, Braga é atualmente conselheiro da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, que conta hoje com cerca de 100 restaurantes espalhados pelo país. O Prato da Boa Lembrança é feito em louça de alta qualidade, resistente, produzido especialmente para ser pendurado e exposto como uma peça de arte. Cada um possui um desenho original e exclusivo, sempre muito alegre, de cores vibrantes e tom bem humorado, relacionado com o que foi escolhido para ser servido.

No site da Associação estão publicadas, inclusive, todas as receitas dos restaurantes filiados. É só clicar e conferir.

300 rótulos de vinhos

Chef Dudu Sperandio e os vinhos da casa. Mais de 300 rótulos incluídos na carta.

Saborear o Prato da Boa Lembrança pode ser uma ótima ocasião para propor harmonização com os novos rótulos de vinhos adquiridos pelo restaurante. São mais de 300e a carta traz rótulos das principais regiões vinícolas do mundo. Ao todo, são vinhos de 11 países e mais de 40 regiões produtoras com destaque internacional.

A nova carta de vinhos do Ernesto Ristorante conta com inúmeras qualidades de uvas que produzem vinhos com safras que partem de 1970, como o famoso Gaja Barbaresco, até os dias atuais, com vinhos mais jovens. Entre as opções, estão clássicos italianos, como Cantine Bertani, Masi, Pio Cesare, Giacomo Conterno, Altesino, Tenuta Sanguido e Sasicaia. Outro grande destaque da carta fica por conta de um projeto especial de Portugal, desenvolvido pelo enólogo Luis Duarte, o Single OAK, da vinícola Herdade dos Grous. O Single OAK é um vinho único no mundo, selecionado de uma única barrica, exclusiva para o Ernesto Ristorante, com apenas 300 garrafas por safra.

Sem contar um Sauvignon Blanc da vinícola Bueno (do Galvão Bueno), que tive a oportunidade de provar e me deixou agradavelmente surpreso. Em vez daquele excesso de frutas de outros da mesma uva produzidos na América do Sul, tem aquele toque mais delicado dos bordaleses. Não chega a ser um Sancerre, mas é bem superior à maioria feita por aqui. Vale provar.

Reabrindo, portanto, nesta quinta-feira (07), a casa funciona de terça a sábado, a partir das 19h30.

Ernesto Ristorante

Rua Myltho Anselmo da Silva, 1483 – Mercês

Fone: (41) 4141-5477

Site: www.dudusperandio.com.br

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]