• Carregando...
Espumante Muf’s vira sorbet para sobremesa deliciosa
| Foto:

Sorbet de espumante Muf’s Reserve servido com calda de frutas vermelhas. Sobremesa saborosa desenvolvida a partir dos espumantes feitos pela casa. (Foto/ Divulgação)

Fiquei impressionado com aquela sobremesa. Foi no jantar do Bistrô Muf’s, bem nos últimos dias de dezembro, marcando o encontro dos irmãos Ivo e Ivan Lopes em evento especial. Comida bem feita – como é assinatura deles – e saborosa, mas o que me chamou a atenção mesmo foi a sobremesa.

A sobremesa dos irmãos Lopes, com o sorbet de espumante. (Foto/ Anacreon de Téos)

A original do cardápio divulgado anteriormente seria uma Torta de chocolate com calda de frutas vermelhas. Mas veio um toque especial em cima da hora: um sorbet, muito saboroso, para acompanhar. Só que não era um sorbet qualquer e sim feito com os espumantes produzidos pela casa. Fui atrás das informações, claro, e descobri que, misturados, moscatel e brut deram origem ao Sorbet de espumante Muf’s Reserve.

E o sorbet foi incorporado ao cardápio recém-lançado do bistrô, mas em outra sobremesa, servido em uma taça de espumante com calda de frutas vermelhas. A criação é da chef da casa, Gisele Fernanda, que faz a calda com amoras, morangos e framboesa, que são fervidas com um pouco de açúcar. Aí é só cobrir o sorbet e está pronta a sobremesa, que chega à mesa do cliente por R$ 14,90.

Lançar seu próprio espumante não é para qualquer um. A linha disponível no bistrô e nas lojas do Adega Muf’s foi criada pelo sommelier e diretor do grupo, Marcos Almeida, e é produzida de forma personalizada por uma vinícola-boutique no Rio Grande do Sul. Tem tido ótima saída e boa repercussão entre os consumidores.

A sobremesa também foi pensada para ser um diferencial, pois a casa renovava o cardápio e precisava de uma sobremesa que fosse inédita e à altura dos novos pratos. Em parceria com a chef Luciana de Proença, especializada em sobremesas, chegou-se ao consenso de ter algo que valorizasse a linha de espumantes e que fosse refrescante, para brindar o verão. Depois de vários testes, ela chegou a uma combinação que, segundo define, alia modernidade com refrescância e resolveu aproveitar a bebida para fazer o sorbet. Foram muitas tentativas até o atual resultado, pois o objetivo era obter um sabor bem marcante e equilibrado.

Segundo a chef, o sorbet é feito de forma totalmente artesanal, com uma mistura em partes iguais dos espumantes moscatel e brut, para não ficar nem muito doce e nem muito amargo. Vai também açúcar, água e liga italiana (à base de goma), que é usada para compensar a falta do leite na produção de uma mistura cremosa.

Em cada pote com dois litros de sorbet há uma garrafa do espumante. Na proporção, cada taça da sobremesa tem duas taças do espumante. Portanto, o álcool fica presente e dá o toque extra ao paladar.

A base pronta é entregue no Bistrô Muf’s toda semana.

O sorbet não está disponível para venda (pelo menos por enquanto), mas pode – e deve – ser saboreado na sobremesa criada especialmente para sua utilização. Garanto que vale a pena.

Espumante Muf´s

Empresário do setor de distribuição de bebidas há 20 anos, Marcos Almeida andava incomodado com a falta de cultura dos curitibanos em tomar espumante fora dos tradicionais eventos e festas, como casamentos e Ano Novo.  Atento ao mercado, percebia que um dos motivos para esse cenário poderia ser o alto custo e a falta de incentivo para que as pessoas entendessem que a bebida pode, sim, ser protagonista também em happy hour, em jantares domésticos, em festas nas empresas ou em quaisquer outros momentos.

Como é sommelier, Marcos Almeida quis criar a sua própria linha. Para isso, fez parceria com uma pequena vinícola do Rio Grande do Sul, pensando em desenvolver a bebida com paciência e zelo, até que ficasse do jeito que havia imaginado. Não abria mão de ter alta qualidade, por isso a parceria com uma vinícola que lhe permitiu acompanhar de perto todo o processo.

A linha é produzida no método charmat, no qual a segunda fermentação é feita em tanques de aço (autoclaves). Daí vem a denominação Reserve, pois na segunda fermentação o espumante fica em “reserva” por seis meses. Assim, a perlage (que são as bolhas de gás carbônico que se desprendem do fundo da taça), fica mais fina e intensa.

Para tentar tornar a bebida mais popular, Almeida optou por fazer o moscatel sem a característica de ser tão doce. Além disso, posicionou o preço em R$ 39,90 para toda a linha (moscatel, demi-sec e brut) e tem feito parcerias com vários eventos na cidade para servirem a Muf’s Reserve, além, claro, de promover a linha nas suas casas, o Bistrô Muf’s Café e o Empório Muf’s Café.

O resultado tem sido animador, pois há um ótimo retorno. Segundo ele, as pessoas estão entendendo que o espumante pode ser uma bebida do dia a dia, para celebrar as pequenas e as grandes conquistas da vida ou simplesmente para compor um bom papo com os amigos. Justamente o que Marcos Almeida pensava ao partir para a própria produção.

Bistrô Muf’s Café

Rua Bispo Dom José, 2249 – Batel

Fone: (41) 3036-4848

Horários: de terça a quarta, das 14h às 23h. De quinta a sábado, das 14h à 01h.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]