• Carregando...
Linguado à belle meunière da chef Eva dos Santos. Atração de sexta na Aliança Francesa. (Fotos/ Divulgação)
Linguado à belle meunière da chef Eva dos Santos. Atração de sexta na Aliança Francesa. (Fotos/ Divulgação)| Foto:

Linguado à belle meunière e Tavel, a harmonização perfeita, de prato principal.

Eva dos Santos cozinha na Aliança Francesa.

Agora chegou a vez da chef Eva dos Santos. É uma das melhores cozinheiras que conheço, embora a linha do restaurante que dirige (Bistrô do Victor) não permita que exponha toda sua criatividade. Privilegiados mesmo são os poucos integrantes de uma confraria de vinhos, que não abrem mão de seu cardápio exclusivo a cada mês.

Tempos atrás, quando começou no Bar do Victor, havia um cardápio diferenciado do tradicional e aplaudido da casa, que eram as sugestões da chef. Era sempre tudo muito bom.

Mas, para alguns saudosistas como eu, agora há uma chance de curtir a boa mão da chef, no evento “Le Tour de France à la Cuisine 2018”, jantar mensal realizado pela Aliança Francesa de Curitiba, em parceria com a Notre Cave, importadora e distribuidora de vinhos finos, especializada em pequenos produtores, vignerons independentes do Vale do Rhône (sobre o qual já escrevi bastante aqui). A cada edição, um chef brasileiro apresenta uma releitura de um prato clássico francês em um exclusivo jantar harmonizado com rótulos franceses inéditos no Brasil, autênticos vinhos apreciados com reconhecimento no país de origem.

Pois chegou a vez de Eva dos Santos (Chef 5 Estrelas Bom Gourmet), que cozinha na próxima sexta-feira (17) para o sempre pequeno e limitado grupo de presentes aos eventos ali organizados.

No jantar de Eva, tudo começa com Coquilles de vieiras e Moules et frites, como aperitivos.

De entrada a chef anuncia uma Salada de pera com brie empanado e o prato principal será o clássico Linguado à belle meunière.

Completando, a sobremesa será outro ícone da linha francesa, o Crème brûlée.

Para harmonizar, os vinhos serão Viognier, Fruité (Muscat Sec), Roi Rosé (Côtes du Rhône), Tavel (Grand Cru Rosé) e Muscat (sobremesa).

O preço por pessoa é R$ 190 por pessoa, incluindo jantar, vinhos e águas. Importante reservar, pois são apenas 12 vagas.

A sobremesa harmonizada: Crème brûlée e Muscat.

O tour gastronômico

Esses animados e saborosos encontros vão completar nove edições ao longo do ano, com alguns dos principais nomes da gastronomia curitibana.

Já foram cinco até o momento, que enviaram os comensais em viagens por diversas regiões da França. Começando com o clássico Magret de canard, de origem no sudoeste francês, executado por Claudia Krauspenhar. Passando pelo menu mediterrâneo, com destaque para os frutos do mar, preparado por Ivan Lopes. Em seguida, as descobertas das influências da Alsácia (na fronteira germânica ao leste) com carnes de porco e diversas charcutarias, por Rosane Radecki. Ainda teve um menu de queijos especiais, com a identidade das regiões montanhosas dos Alpes, ao estilo francês “Apéro-Dînatoire”, com a assinatura de Flávia Rogoski e, em julho, com Renata Abreu, a vez de um prato típico do Vale do Rio Rhône (Sul da França), o Coq au Vin.

Para as últimas edições de 2018, o público ainda poderá se deliciar com os pratos preparados pelos Chefs Joy Perine, Giuliano Secco e Celso Freire.

Le Tour de France à la Cuisine 2018 

Local: La Cuisine (cozinha pedagógica da Aliança Francesa)

Alameda Prudente de Moraes, 1101 – Centro

Link do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/2246153902279457/

Site: http://bit.ly/2oFXvWP

Fone: (41) 3223-4457

Email: contato@afcuritiba.com.br

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]