• Carregando...
Exprèx Caffé, agora bem mais que um café
| Foto:
dobradinha

Dobradinha, o sabor bem brasileiro no cardápio do Exprèx Caffé. (Foto: Roberto Takashima)

A princípio era apenas um café. Quer dizer, não apenas um café, mas um dos primeiros a seguir o novo conceito de servir café, que ia bem mais além daquele cafezinho de coador ou de suas variações. A Exprèx Caffé foi a segunda (apenas depois do Ritz, que não existe mais) de Curitiba a partir para o conceito de espresso e de tudo o que vem em sua esteira.

Mas, com o tempo passando e a insistente sugestão dos clientes, a casa foi agregando novos alvos, passando a servir também refeições, uma vez que poucas eram as alternativas de um bom almoço na região (da Praça Santos Andrade). Dali para a incrementação dos sabores e a busca por mais qualidade ainda foi um pulo e o local tornou-se ponto obrigatório de almoço para quem trabalha ou mora por ali.

Boeuf Bourguignone, um toque francês no cardápio. (Foto: Roberto Takashima)

Pois agora a Exprèx Caffè anuncia ainda mais novidades para os seus clientes a partir desta semana. A primeira delas é um novo cardápio para o almoço, servido sempre das 11h às 15h, de segunda a sexta-feira. Por dia, são sete opções de pratos executivos servidos à la carte.

Dentre as alternativas de escolha, a Dobradinha – preparada da maneira tradicional, com feijão branco, costelinha de porco defumada e calabresa. Mas também tem o Boeuf Bourguignone, clássico da cozinha francesa, com carne cozida ao molho de vinho com cenoura, cebola baby, bacon e ervilhas, servido com purê de batata e arroz branco (não me lembro de ervilhas na receita tradicional, mas parece interessante).

Também há opções vegetarianas, como a Lasanha de berinjela ao sugo e o Queijo de minas à milanesa, servido com ratatoullie e arroz branco.

Todos os pratos são acompanhados de caldo quente de entrada (o sabor varia a cada dia).

Jantar e tapas

BABY JACKET POTATOES

Baby Jacket Potatoes – batatas baby assadas com casca e recheadas com cream cheese e tomate seco -, entre novos tapas da casa. (Foto: Roberto Takashima)

Mas a principal novidade é o jantar, que passa a ser servido pela casa, das 17h30 às 22h, também de segunda a sexta-feira, com dois cardápios exclusivos, um de tapas e outro com pratos tradicionais.

Antes de mais anda, explicação sobre a faixa de horários. Como fica bem no centro, onde o movimento “morre” depois das 22h, a proposta do (agora) restaurante é atingir a faixa daqueles que jantam mais cedo. Incluindo os que vão a shows e apresentações no Teatro Guaíra, que fica ao lado. Como a maioria dos espetáculos começa às 21h, chegar mais cedo e jantar ao lado é uma possibilidade na qual os proprietários da casa apostam.

SALMÃO POCHE PURE VERDE

Salmão pochê com purê verde – opção para o jantar. (Foto: Roberto Takashima)

O responsável pelos novos rumos da Exprèx Caffè é o chef e consultor gastronômico Luiz Moura, que vem de nove anos de experiência como chef em restaurantes de Londres. O resultado de seu trabalho são referências gastronômicas de todos os cantos do mundo para compor os novos cardápios da Exprèx Caffè,enfatizando a proximidade com a cozinha brasileira.

No cardápio de tapas, diversas opções de “finger foods” e outros pratos, como as Baby Jacket Potatoes (batatas baby assadas com casca e recheadas com cream cheese e tomate seco) e o Balotine de pato (pato confitado, envolto em massa folhada ao estilo primavera e servido com hoy sin sauce – um tempero utilizado como base em pratos da culinária chinesa, feito de soja, gergelim, pimenta, batata-doce e alho).

No menu de pratos para o jantar, seleções de vegetarianos, frutos do mar (como o Salmão pochê a Moqueca de garoupa e camarão graúdo) e carnes (como o Carré de cordeiro servido com purê de ervilhas e hortelã).

Também há cinco opções de sobremesa.

Hambúrgueres

burger angus britânico

Hambúrguer de ângus britânico – lançamento para ser servido a partir das 15h. (Foto: Roberto Takashima)

E não para por aí. Além do jantar, a Exprèx Caffè também introduziu um cardápio exclusivo de hambúrgueres, que passam a ser servidos a partir das 15h até o fechamento da casa. Ao todo, são três opções de sanduíches servidos em pão ciabatta, com hambúrguer de angus britânico, de pernil suíno e de salmão. Todos são servidos com acompanhamento de batatas rústicas.

 

Exprèx Caffé – Gastronomia

Rua XV de Novembro, 784, Loja 01 (Praça Santos Andrade) – Centro

Fone: (41) 3014-9579

=-=-=-=-=

Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]