• Carregando...
Fazer lagosta em casa? Claro que é possível. Veja que receita fácil
| Foto:

Medalhões de cavaquinha grelhados com tomate concassé e azeite de tomilho e limão siciliano. Fácil de fazer e de sabor incomparável. (Foto/ Anacreon de Téos)

Não tem jeito. Quando dá vontade, ninguém segura. Dias atrás fui lá no Bar dos Passarinhos beliscar umas patolas de caranguejo que o Marco Dolabella faz tão bem.

Ficamos ali, bebericando um vinho branco, enquanto ele preparava os pedidos para esta ou aquela mesa. E que tinha como atração maior a Lagosta com vegetais salteados – uma sapateira (ou cavaquinha), diga-se -, de ótima repercussão e boa saída (tanto que registrei aqui no blog e foi o maior sucesso).

A diferença entre a lagosta e a cavaquinha está mais na estética do que no sabor. As lagostas têm as garras, pinças, bem acentuadas, enquanto as cavaquinhas não as possuem. O sabor é praticamente o mesmo, tanto que uma pode perfeitamente se adaptar à receita de outra.

Voltei de lá feliz pela conversa, satisfeito pelas patolas, mas com uma vontade sem par de poder saborear uma lagosta – ou assemelhados. E tratei de ir à prática, no dia seguinte, passando lá no Mercado Municipal e adquirindo umas boas peças da cavaquinha. Estavam inteiras, mas pedi ao pessoal da Pescados Keli Mozer pra que apenas me dessem a cauda que eu trataria de retirar o filé em casa (mas, para quem quiser, eles já podem retirar o filé e entregar, à parte, a carcaça, caso seja o desejo, para fazer bisque, caldo ou algo assim).

Tinha algumas sugestões de receitas arquivadas. Daqueles passeios pela internet, quando se vê algo interessante hoje aqui, outra coisa amanhã ali, reservando as receitas ou sugestões para quando surgirem as melhores ocasiões. E esta era uma daquelas ocasiões.

Primeiro ponto a se considerar. Lagosta e seus parentes próximos têm carne de sabor muito delicado. Então, não convém cometer o pecado de encher de molhos e cremes, desviando o paladar para outros sabores que não o do elemento principal do prato. Foi a razão de eu escolher os Medalhões de cavaquinha grelhados com tomate concassé e azeite de tomilho e limão siciliano, com base em receita publicada no site do baiano Vevé Bragança – onde sempre há uma boa receita a ser considerada.

É tudo muito simples. A carne da cavaquinha é enrolada e presa com palitos, aferventada em água temperada por alguns segundos e daí grelhada por poucos minutos. Tanto quanto outros crustáceos e moluscos, requer tempo mínimo de cozimento, para não perder o sabor ou ficar chicletuda. Daí, para finalizar, é só completar com tomate concassé (só o tomate em pedaços, sem mais nada) e um azeite de tomilho e limão siciliano, que também é feito na hora.

Que tal, despertou interesse? Pois vamos, então à receita.

E bom apetite!

Medalhões de cavaquinha grelhados com tomate concassé e azeite de tomilho e limão siciliano

Com base em receita original de Vevé Bragança

Ingredientes

6 caudas de cavaquinha

1 maço de tomilho fresco

2 tomates grandes

2 colheres (sopa) de vinho branco

2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem

1 colher (sopa) de azeite de oliva virgem

Raspas de um limão siciliano grande

Pimenta-do-reino branca em grãos

Pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto

Sal granulado

Sal refinado a gosto

Preparo

Azeite de tomilho com limão siciliano

Em uma frigideira pequena, revestida por material antiaderente, corte um dente de alho ao meio e esfregue sobre a superfície antiaderente até formar uma película de óleo de alho.

Leve ao fogo alto e deixe esquentar.

Adicione ramos de tomilho a gosto e raspas da casca de limão siciliano, mexa e desligue o fogo.

Acrescente o azeite de oliva extra virgem. Mexa e misture bem.

Deixe esfriar e descansar – coe o liquido para utilizá-lo mais tarde.

Tomate concassé

Retire a pele e as sementes dos tomates. Corte a polpa em cubos pequenos e reserve.

Filés de lagosta grelhados

Retire com cuidado os filés de lagosta da carcaça, enrole cada um de maneira que a parte da cauda fique para dentro e trave cada um ou dois palitos.

Coloque uma panela com água para ferver e junte um dente de alho partido ao meio, sal, grãos de pimenta do reino branca, dois ramos de tomilho fresco e o vinho branco.

Deixe cozinhar até os ingredientes emanarem os seus aromas (de 10 a 15 minutos).

Adicione à fervura os filés de lagosta enrolados e deixe-os imersos de 15 a 30 segundos, conforme o tamanho de cada um, apenas para aferventar.

Retire-os, deixe esfriar e remova o palito.

Quando estiverem frios, tempere os filés de lagosta com azeite de oliva virgem, sal refinado e pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto e reserve.

Em uma frigideira média, revestida por material anti-aderente, corte um dente de alho ao meio e esfregue sobre a superfície até formar uma película de óleo de alho.

Leve ao fogo alto até esquentar, regule a chama do fogão até fogo brando e doure os filés de lagosta em ambos os lados (uns cinco minutos).

Finalização

Disponha os filés de lagosta grelhados em um prato, coloque o tomate concassé sobre os filés e, ao seu redor, regue com o azeite de tomilho e limão siciliano.

Decore com ramos de tomilho, raspas da casca do limão siciliano e sal granulado.

Rendimento: 2 a 3 porções.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]