• Carregando...
Flores de abobrinha à venda no Mercado Municipal. Proporcionam lindos e saborosos pratos. (Fotos/ Anacreon de Téos)
Flores de abobrinha à venda no Mercado Municipal. Proporcionam lindos e saborosos pratos. (Fotos/ Anacreon de Téos)| Foto:

São pequenos detalhes, pequenos itens, ingredientes pouco comuns que constroem a beleza e o sabor da cozinha. E ai, no caso, também uma dose de ousadia, para trabalhar com produtos além dos corriqueiros.

Como a flor de abobrinha, por exemplo. Para os italianos isso é comum. Pode dar um Google e buscar por “fiori di zucchini” para comprovar. Aparecem pratos, receitas e fotos a não mais bastar, o suficiente para dar água na boca. Flor de abóbora (Zuca) também se usa, com pequena diferença de sabor entre elas.

O mais comum neste é fazer recheada e empanada, fica uma delícia como entrada ou mesmo petisco. A flor de abobrinha, menorzinha e mais delicada, nem sempre se presta a tal, por oferecer pouco espaço para o recheio. Mas também seria possível. Ou, então, empanar e fritar direto, sem mais nada, deixando-a crocante e irresistível.

Nas minhas incursões, nos meus passeios pelo Mercado Municipal de Curitiba tive a boa surpresa de encontrar flores de abobrinha para vender. Aí bolei um cardápio para o fim de semana, que teria um Risoto de camarão com flores de abobrinha (receita da chef Roberta Sudbrack) como prato principal. Fui lá comprar no sábado e não tinha mais.

“Como assim? Ontem estava cheio, no espaço da banca da Sidneia (SN Frutas e Verduras) e agora mais nada?” – fui pego de surpresa. E tive de mudar a receita, saindo um risoto um pouco, digamos, mais comum.

As bandejas chegam ao mercado somente nas manhãs de terças e sextas e, mesmo assim, em quantidades limitadas, por conta das dificuldades do produtor com o clima, já que as flores são muito frágeis. São vendidas a R$ 7 a bandeja.

Mas não desisti. Terça-feira chegou e lá estava eu, garantindo minha bandeja de flores e já pensando no que poderia fazer. Já tinha pensado numa quiche antes de garantir as flores. Gosto muito, de todas as suas variações. Imaginei primeiro uma de alho-poró ou outra de cogumelos, com base do que havia na geladeira. Mas quando vieram as flores, mudou tudo e parti para adaptar a receita ao novo produto.

Como tinha abobrinha disponível, juntei as peças. Cortei-a em rodelas finas e grelhei. Preparei a massa brisée (a básica para quiches e outras tantas tortas) e misturei os ingredientes para o recheio depois de a massa estar assada. As flores entraram por último, mas foram ao forno normalmente (só retirei os pistilos, que amargam), assando por uns 20 minutos.

Quer inspiração para a receita? Vamos lá, então.

Bom apetite!

Quiche de abobrinha e flores de abobrinha

Quiche de abobrinha com flores de abobrinha. Prato bonito, charmoso e muito gostoso.

Ingredientes

Massa

2 ½ xícaras de farinha de trigo

150g de manteiga derretida

1 ovo

100 ml de creme de leite fresco

100 ml de leite

Recheio

2 abobrinhas médias, cortadas em rodelas

1 bandeja de flores de abobrinha

1 colher (sopa) de manteiga

2 ovos

100 ml de leite

100 ml de creme de leite

1 xícara de queijo parmesão ralado

Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

Preparo

Ponha a farinha sobre uma superfície lisa, faça um buraco no meio, acrescente a manteiga derretida e misture levemente. Reserve.

Bata o ovo com o creme de leite fresco e o leite, até ficar homogêneo. Aos poucos, adicione essa mistura à farinha e mexa, até que desgrude das mãos. Se necessário, adicione mais farinha.

Coloque a massa em uma forma de fundo removível e asse em forno baixo (150ºC), preaquecido, por cerca de 15 minutos ou até estar firme (cada forno tem seu tempo).

Refogue rapidamente as rodelas de abobrinha na manteiga.

Faça um creme com os ovos, o leite e o creme de leite. Aos poucos, coloque o queijo ralado, tempere com o sal e a pimenta e misture bem.

Coloque o creme sobre a massa já assada, a abobrinha e por cima ajeite as flores. Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por mais de 15 minutos ou até dourar levemente.

Rendimento: 14 porções.

(Se desejar faça quiches em formas individuais.)

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]