• Carregando...
Bouillabaiisse, inspiração provençal no cardápio do Festival Goût de France, no restaurante La Varenne. (Fotos/ Divulgação)
Bouillabaiisse, inspiração provençal no cardápio do Festival Goût de France, no restaurante La Varenne. (Fotos/ Divulgação)| Foto:

Tartine de ratatouille com mesclun de folhas ao molho mostarda – a entrada do cardápio especial do La Varenne.

Já se tornou tradição no mundo inteiro. O Festival Goût de France, organizado pelo Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros da França, reúne, anualmente, mais de 5 mil chefs em todo o mundo a fim de celebrar a gastronomia francesa. E agora o evento de sucesso chega à 5ª edição, no próximo dia 21 de março, com foco todo na região da “Provence” (Provença), localizada no sudeste da França, que não é apenas conhecida pelos belíssimos campos de lavanda e de girassóis, mas também pela sua rica gastronomia, suas diversas feirinhas com produtos típicos e a deliciosa atmosfera contagiante do interior francês.

Na França, a “Festa da gastronomia – Goût de France” se dividirá, de 22 a 24 de março, em milhares de eventos populares (mercados, degustações, piqueniques, visitas culinárias etc.) sobre todo o território.

Esse importante acontecimento gastronômico já contabilizou, desde a primeira edição, números expressivos. Foram 3.500 restaurantes, 3.000 chefs de cozinha em 152 países e nos cinco continentes, para homenagear a excelência da culinária francesa e tornando a gastronomia e os vinhos franceses mais conhecidos no cenário internacional.

La Varenne, exclusivo

Com um menu criado exclusivamente para a data especial, o La Varenne é o único restaurante de Curitiba a participar da edição deste ano do Festival. Servido em cinco tempos, o menu desenvolvido pelo chef Felipe Miyake tem, obviamente, inspiração provençal e mescla técnica e criatividade em interpretações contemporâneas e autorais de clássicos da gastronomia daquele pedaço francês, valorizando o sabor marcante dos ingredientes tradicionais de Provence, mas que também reflete a identidade do La Varenne.

O menu especial começa com o couvert, que será a Focaccia du jour, baguette francesa e integral, brioche, manteiga batida e tapenade de azeitonas. De entrada, Tartine de ratatouille com mesclun de folhas ao molho mostarda, abrindo para o prato principal, que talvez seja o maior símbolo de Marselha e da Provença, a bouillabaisse – e que já é servida normalmente no almoço executivo da casa.

Só que aqui, no caso, a Bouillabaisse ganha uma releitura pela inspiração de Miyake, com um leve e discreto toque brasileiro, a partir da adição de batata-salsa a dar consistência ao caldo. A sopa (sim, bouillabaisse é basicamente uma sopa) é feita com o peixe cozido, crustáceos e moluscos tanto no caldo quanto na finalização e não tem, como guarnição, a rouille (molho que que consiste em azeite com farinha de rosca, alho, açafrão e pimenta caiena), substituída por batata e pão torrado e completando com azeite de ervas frescas.

Como qualquer cardápio francês requer um item de queijo, após o prato principal é servido um queijo branco, o

Fromage blanc con confiture de figues.

Fromage blanc con confiture de figues, seguido da sobremesa, Pain perdu tropezienne com amêndoas e crème anglaise de lavanda e mel.

Para acompanhar o menu especial, um vinho rosé, evidentemente, da Provença: Côtes de Provence Estandon Héritage – 2017.

Depois de tudo, o menu ainda prevê Café espresso e petit fours.

No valor de R$170, o menu será servido apenas no dia do Goût de France (21) e as reservas podem ser realizadas antecipadamente pelos fones (41) 3044-6600 e 99512-5501.

Pain perdu tropezienne com amêndoas e crème anglaise de lavanda e mel – a sobremesa.

La Varenne

Avenida do Batel, 1.868 (Shopping Pátio Batel, Piso L4) – Batel

www.lavarenne.com.br

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]