• Carregando...
Harmonização com cervejas para contar a história da Morada Etílica
| Foto:
224838_408980_vivah2 a

Torta de carne em massa folhada, flambada com whiskey à mesa. O prato principal do evento. (Foto/ Munir Bucair Filho)

224838_408981_vivah5_web_

Saladinha de pão com vinagrete de tangerina e maracujá e sua devida harmonização. (Foto/ Munir Bucair Filho)

224838_408979_vivah1_web_

Doce ambigrama, a sobremesa premiada com sua cerveja, para completar a refeição harmonizada. (Foto/ Munir Bucair Filho)

Continuando na onda da cerveja (já que estamos no Dia da Cerveja), mais um evento harmonizado acontece por aqui. Será nessa sexta-feira (06) e o evento vai se chamar “Vivenciando Cervejas – Morada Etílica”, no Templo da Cerveja, e conta a história da Morada Cia. Etílica, um dos nossos mais destacados fabricantes de cerveja artesanal.  Essa história virá em três capítulos, representados por três pratos, entrada, prato principal e sobremesa, que propõem harmonização desde o aroma, acidez e robustez até o rótulo da cerveja, com o objetivo de proporcionar um terceiro sabor.

Os pratos foram criados pelo chef Renato Bedore, da Vivah Gastronomia, prepara um jantar inesquecível na próxima sexta-feira, 6 de junho. Para remontar a história da Morada Cia. Etílica, a Vivah elaborou um cardápio exclusivo, no qual cada prato é harmonizado com uma cerveja especial.

A entrada é uma Saladinha de pão com vinagrete de tangerina e maracujá, uma proposta de releitura de uma salada Panzanella, típica da Itália. As fatias de pão adormecido, temperadas ao azeite de oliva, são servidas com o chamado “leite de tigre”, que leva tangerina, maracujá, cebola roxa e pimenta-biquinho. Para harmonizar com a entrada, a cerveja escolhida foi a “Morada Kölsch” que, assim como a salada, traz notas maltadas e de cereais, de saída mais adocicada e final seco.

Já o prato principal, uma Torta de carne em massa folhada, faz alusão às “shepherd’s pies” inglesas. O recheio da torta é de carne bovina macia, cozida por mais de cinco horas com whiskey Jack Daniel’s. A receita leva também cogumelo paris fatiado e queijo defumado. O whiskey também é utilizado para flambar o prato à mesa – o aroma e o sabor da torta flambada são minunciosamente harmonizados com a cerveja “Gasoline Soul”, que apresenta um aroma rico de caramelo e frutas secas. A cerveja é maturada em barris de carvalho americano e possui um sabor marcante de caramelo unido ao amargor do lúpulo. Ah, sim, e um rótulo que praticamente pega fogo.

A sobremesa é a premiada receita Doce ambigrama, vencedora do concurso BrewChef 2014, do Brasil à la Carte. A receita ganhou este nome porque foi harmonizada com a Double Vienna, da Morada, cujo rótulo é conhecido pelo interessante ambigrama (virando a garrafa de cabeça para baixo, o nome continua legível). A montagem do prato, com duas fatias triangulares do doce, além de remeter ao “Double” da cerveja, também permite que ele seja visto da mesma forma, de qualquer lado. A combinação do doce com a cerveja formou um “terceiro sabor” completamente diferente, que pode ser degustado em camadas. A base do doce, formada por um biscoito de pão-de-ló, combina com o malte, que traz notas de caramelo e dá à bebida a cor cobre. O creme da receita harmoniza com o corpo da Double Vienna, levemente adocicado, com intenso frescor aromático, que remete ao maracujá. A sobremesa é finalizada com uma flor de capuchinha, que harmoniza com floral do lúpulo americano amarillo gold.

A última harmonização é o queijo com mel e sequilho com a cerveja Hop Arabica, que leva café na fórmula – o cafezinho, então.

Tive a oportunidade de participar dessa harmonização a convite do pessoal da Central Press, antecipando o evento. Bedore é um cozinheiro de mão cheia. Inspirado e criativo, que trabalha com ingredientes locais e estuda a história de cada produtor. E assim ela chega a alguns produtos exclusivos, como, dos utilizados nos pratos desse menu, o queijo de cabra da Estância Eldorado, de Campo Largo (PR), e o café da Fazenda Califórnia, de Jacarezinho, no Norte do Paraná.

O jantar harmonizado tem início às 20h e não é de se perder. Os ingressos estão à venda no Templo da Cerveja e também na loja virtual www.loja.vivahgastronomia.com.br.

O valor é de R$ 150,00 por pessoa e as vagas são limitadas.

 

 

Templo da Cerveja

Rua Itupava, 1142 – Alto da XV

Fone: (41) 3045-7617

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]