• Carregando...
Ivo, Ivan, Paulino e Lênin… quatro chefs, um strogonoff e cardápio de comida brasileira
| Foto:
Palhano Ivo Paulino Ivan Lopes

Lênin Palhano, Ivo Lopes, Paulino da Costa e Ivan Lopes – três dias de gastronomia especial em Curitiba. (Foto/ Anacreon de Téos)

São quatro chefs muito especiais. E muito ligados entre si. Têm tudo a ver com o início do restaurante Terra Madre, pois todos eles passaram por lá, revezando em etapas distintas. Ivo Lopes foi um dos primeiros, sob o olhar de Rodrigo Martins. Depois vieram seu irmão Ivan, Paulino da Costa e, mais tarde, o grumete que ainda aprendia a navegar, Lênin Palhano.

Todos eles cresceram. Ivan fez carreira no próprio Terra Madre, onde ficou por sete anos até abrir sua própria casa, o Mukeka, que está bombando com as alternativas da cozinha brasileira. Ivo, o irmão mais velho, voltou para São Paulo, onde manteve o Due Cuochi em alta por muito tempo.

Paulino ficou pouco tempo, convidado para armar a cozinha da Expand – de momentos memoráveis na gastronomia curitibana. Saiu de lá, trabalhou como consultor nos restaurantes do Pier do Victor até consolidar sociedade para abrir a Trattoria do Victor, que não confirmou a grande expectativa que dela se poderia esperar. Hoje Paulino da Costa está novamente avulso – o que, convenhamos, é um grande desperdício para a gastronomia curitibana.

Lênin Palhano é um fenômeno da gastronomia paranaense. Menino ainda veio para Curitiba e se encaixou de pronto no Terra Madre. Na primeira edição do prêmio de novos talentos do Bom Gourmet, aqui da Gazeta do Povo, arrebatou o prêmio. Tinha apenas 22 anos e encantou os jurados, todos eles escolados em gastronomia. Cresceu na firma, assumiu a cozinha do C La Vie e decolou de fez, apostando na cozinha da terra, valorizando os produtores e produtos locais. Hoje Lênin está apostando na nova casa que vai abrir a qualquer momento, o restaurante de um hotel a ser inaugurado no Batel ainda antes do fim do ano.

Ivo Lopes foi o último a voltar à cidade. E com volta por cima, sócio e chef do La Varenne, no shopping Pátio Batel, que arrasou na premiação especializada das últimas semanas e é hoje a referência em restaurantes de Curitiba.

Pois esses quatro chefs continuam muito ligados. Afetivamente e gastronomicamente. E anunciam sabores especiais nesta semana. A começar por Ivo Lopes, que começa a segunda etapa do seu Strogonoff. Strogonoff de acordo com as recomendações originais, saindo da Rússia para ganhar os toques finais em Paris. Esse prato, que tem sido tão vilipendiado nos buffets de casamento, mal tratado e servido de qualquer maneira, ressurge esplendoroso na interpretação de Lopes, servido às segundas e terças, no jantar, a preço promocional de R$ 39 – porção individual, bem servida e acompanhada de arroz branco e batata palha. E aí, cá entre nós, um strogonoff do chef Ivo Lopes, não é qualquer um, não é assim?

Enquanto isso, os outros três decidiram cozinhar juntos. Como já haviam feito antes, em evento no C La Vie, resolveram homenagear a gastronomia brasileira em jantar programado para o Mukeka, na próxima quarta-feira (24). Todos juntos, na mesma cozinha, com um menu-degustação a atrair as tentações de cada gourmet. O couvert já mostra a brasilidade do cardápio: pães, biscoito de polvilho, manteiga temperada, mini acarajé de aviú (micro camarão da região amazônica) e sopa de mocotó.

Para entrada, os três chefs vão preparar um Robalo curado com emulsão de leite de coco cítrico e batata doce em duas texturas. Entre os pratos principais, três escolhas: Ravióli de pato com jambu ao molho de tucupi (uma livre interpertação do pato no tucupi – Paulino da Costa, é bom lembrar, é paraense); Rosbife de carne de sol e mil folhas de pupunha, e Cordeiro braseado com musseline de mandioca.

Para fechar o jantar, a sobremesa será Bolo de mel de abelha nativa e sorvete de doce de leite.

O evento é aberto ao público e mediante reserva, contemplando seis pratos: couvert, entrada, três pratos principais e sobremesa, por R$98 por pessoa.

Portanto, opções muito interessantes com quatro dos mais inspirados cozinheiros que dão o tom na cozinha curitibana. Um strogonoff primeiro e o cardápio bem brasileiro em seguida – e não vai ser de se estranhar se Ivo Lopes não estiver reunido com os outros três no evento da quarta-feira.

 

La Varenne Gastronomia

Avenida do Batel, 1.868 – Piso L4 (Shopping Pátio Batel) – Batel

Fone: (41) 3044-6600

Mukeka Cozinha Brasileira

Rua Machado de Assis, 417 – Juvevê

Fone: (41) 3156-3028

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]