• Carregando...
Manu Buffara e Vanessa dos Reis, companheiras do Restaurante Manu, vão cozinhar em Moscou, para os russos.  (Foto/Selfie no embarque em Guarulhos)
Manu Buffara e Vanessa dos Reis, companheiras do Restaurante Manu, vão cozinhar em Moscou, para os russos. (Foto/Selfie no embarque em Guarulhos)| Foto:

Manu Buffara não é mais só nossa. Aos poucos, acumulando prêmios, foi conquistando o Brasil, a ponto de hoje ser respeitada como uma das principais chefs da cozinha nacional. E agora, de uns tempos para cá, também ganhou o mundo, convidada frequente que é para alguns dos mais conceituados eventos da gastronomia sem fronteiras.

Nesse ano ela já rodou muito por aí. Começou com um grande evento na Turquia, em fevereiro – registrei aqui -, passou pela Itália e em agosto esteve no México, convidada para cozinhar no Le Chique, um restaurante de culinária mexicana evolutiva, que este 2018 comemora 10 anos de funcionamento dentro do Hotel Azul Beach Resort Riviera Cancun, na Riviera Maya. A cozinha é comandada pelo chef Jonathan Gómez Luna e no evento especial, além da chef paranaense, também era convidado o espanhol Oscar Bosch, do restaurante paulistano Tanit.

Há duas semanas Manu Buffara estava em Nova York, convidada para comandar a cozinha em um evento fechado, promovido por um de seus clientes e grande admirador do trabalho que ela faz no Restaurante Manu, em Curitiba.

Olga Suzdalkina, chef do restaurante Chicha, onde Manu Buffara cozinha nesta sexta.

Agora a jovem e talentosa chef – que é uma das 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet – está indo cozinhar na Rússia. Embarcou para lá nesta quarta-feira (10) para estrelas duas noites de jantares a quatro mãos, com premiados chefs locais.

Na sexta (12), sua parceira será a chef do restaurante Chicha – de linha peruana – Olga Suzdalkinoj, uma medalhista de prata do Bocuse d’or na Rússia-2017. E a vida na cozinha, Suzdalkina promove respeito pela comida, consumo responsável e uma abordagem funcional para comer.

Anatoliy Kazakov, do restaurante Selfie – parceiro de Manu no sábado. (Foto/ Divulgação)

No dia seguinte, o companheiro de cozinha de Manu será o chef Anatoliy Kazakov, do restaurante Selfie, duas estrelas e que neste ano subiu 18 degraus na lista dos melhores restaurantes do mundo, passando a ocupar a 70ª posição. A linha básica é a exploração da comida das 15 regiões russas e algum pouco de outros países. Os produtos sazonais, a atitude cuidadosa às tradições e as técnicas de cozimento do presente são os três focos principais da cozinha do Selfie.

O chef Anatoly Kazakov representa a nova cozinha russa. Ele foi o vencedor do prêmio “Silver Triangle” – a principal premiação da gastronomia russa – como melhor jovem chef 2012, e um finalista de S. Pellegrino Cooking Cup 2012.

Bagagem extra

Manu Buffara viajou acompanhada de Vanessa dos Reis, sua chef de pâtisserie, que está no Manu desde o primeiro dia de funcionamento da casa. Para poder apresentar seus pratos nas duas noites de gala em Moscou, as duas estão levando 34kg de comida na bagagem, principalmente elementos locais, que fazem a tônica de sua cozinha diária e que também marcarão o menu a ser apresentado por lá.

Para ter ideia de alguns pratos que serão apresentados por Manu e Vanessa, haverá um Lagostim curado com sal de alface do mar (algas colhidas no litoral paranaense), um Cordeiro com salsa de açaí e banana-da-terra (claro que estão levando as bananas) e uma Vieira com ervilhas e um furikake brasileiro (originalmente o furikake é um tempero oriental que contém condimentos, além de algas e peixe secos picados e gergelim, mas Manu vai usar palha de mandioca e codium, outra alga marinha, essa conhecida pelo formato, como se fossem dedinhos compridos).  Uma das sobremesas será das conhecidas no cardápio do Manu, o Tucupi, um bolo molhado de tucupi, amendoim e bacon de coco.

Será, certamente, mais uma experiência enriquecedora para a nossa cozinheira, que não tem mais fronteiras para expor sua criatividade. E que, bem por isso, não é mais só nossa (mas não somos egoístas) e sim do mundo que conquistou. Manu do Mundo… é isso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]