• Carregando...
Manu Buffara serve o almoço no evento da Horta do Rio Bonito. (Fotos/ Anacreon de Téos)
Manu Buffara serve o almoço no evento da Horta do Rio Bonito. (Fotos/ Anacreon de Téos)| Foto:

Os horteiros do Rio Bonito, com Delso Moretti (agachado, de rosa), o responsável pela horta.

Manu Buffara não resistiu. Chorou. Perante centenas de pessoas, quando solicitada a falar sobre alimentação saudável, no almoço que promoveu neste domingo (24), na Horta do Rio Bonito, em Campo de Santana, periferia de Curitiba.

Ela se emociona mesmo quando percebe que as pessoas em volta estão atentas ao que diz, sobre a melhor maneira de comer e de aproveitar os alimentos. E eram centenas, todas da comunidade local, de famílias ativas no dia a dia da horta comunitária ali instalada – e mais algumas que chegaram para ver o que estava acontecendo e ficaram por ali, encantadas pela boa comida e pela proposta servidas.

O almoço foi iniciativa dela, que tratou de tudo, das carnes (costela) doadas por produtores orgânicos – que ela assou de véspera, em seu próprio restaurante -, ao chope diferenciado de um dos tantos produtores artesanais do entorno da cidade. Também fez o pão pita, que assou na hora, numa das churrasqueiras instaladas no local. A maionese teve a base de beterraba da própria horta, colhida na hora, assim como todas as folhas que compuseram a salada que acompanhou a carne no pão.

O almoço custou R$ 5 por prato, mais o mesmo pelo chope e toda a renda foi revertida em pró da Associação dos Moradores do Rio Bonito, que, através de seu presidente, Delso Moretti, gere e administra a horta urbana que integra o programa da Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Manu faz ali um trabalho admirável, como admirável é praticamente tudo o que está em sua volta. Quando surgiu a ideia do lançamento do projeto Horta do Chef, no início do ano, foi ela a primeira a aderir. Mais do que isso: tornou-se praticamente a líder de todos, a sugerir preços, valores, forma de colheita e demais pontos a serem observados.

Horta do Chef

A horta urbana já existia havia um bom tempo. Mas a produção era muito grande para a pouca demanda local, pois o consumo era praticamente dos familiares e amigos próximos dos horteiros. A ideia de juntar a ponta de produção com a ponta de saída, os restaurantes, permitiu que os cozinheiros pudessem se aproximar e praticamente interagir com os produtores, sugerindo itens a serem plantados e escolhendo o melhor momento de colher. Além de Manu, também participam da parceria Gabriela Carvalho (Quintana), Eva dos Santos (Bistrô do Victor) – que também estavam no evento – e Lênin Palhano (Nomade). Celso Freire, Ivan Lopes e Dudu Sperandio também já mantiveram contato, conheceram o local e logo vão integrar esse grupo. Só com a contribuição dos chefs na compra dos produtos, a associação já vem arrecadando o suficiente para garantir mais insumos para novas plantações.

Só que Manu Buffara poderia simplesmente aparecer por lá, colher as hortaliças de desejo e ir embora. Mas não se conteve, quis mais. Quis ensinar ao morador local a melhor maneira de aproveitar cada verdura ou legume daqueles. O talo desse, a folha do outro, até a flor e a casca de alguns, por que não?

Veio daí a ideia de promover esse almoço, que encheu de emoção o domingo na horta. Dela e de todos os presentes, que sentiram o quanto ela é apaixonada pelo que faz e que não é de graça o reconhecimento internacional que vem obtendo nos últimos anos, desde que seu restaurante foi eleito por duas publicações diferentes (Quatro Rodas e Prazeres da Mesa) como o melhor do Brasil, abrindo, com isso, as fronteiras do mundo.

Tanto que foi ela a única brasileira a participar da recente edição do Gelinaz, na Áustria, onde chegou até a fazer nosso Porco no Rolete. Como já havia representado o país também na edição de 2016, desta vez em Nova York, comandando o serviço do Luksus, de Daniel Burns, onde fez, entre outros pratos, um patê de fígado de frango com casca de batata. Foi um acontecimento.

Manu Buffara é muito grande, pelo que é e pelo que faz. Infelizmente só não tem o retorno adequado na própria cidade onde construiu todo esse pilar de sucesso, pois 75% dos frequentadores de seu restaurante, o Manu, são clientes de outras cidades. Mas um dia ela ainda terá, certamente, o mesmo reconhecimento entre nós. Que cozinha com tanto sentimento e passa tanta emoção assim a contar e a ensinar o que faz, merece sempre o melhor.

Domingo na TV

Manu Buffara na TV, com um programa inteiro dedicado a ela, em rede nacional. (Foto/ Divulgação)

Também na televisão Manu Buffara volta a ser a única represente do Paraná. Trata-se, no caso, do programa Chefs Brasileiros, que o canal por assinatura GNT está exibindo sempre nas noites de domingo.

Desta feita, neste mesmo domingo do emocionante almoço, para coroar o dia em alta, ela foi a protagonista do novo episódio da série dirigida por Alberto Renault, que propõe apresentar uma viagem pelo Brasil de norte a sul através da gastronomia, suas histórias e personagens. Ao apresentar o talento, o conhecimento e a história de vida de treze chefs brasileiros, é possível conhecer também as raízes e ingredientes de nossa culinária tradicional.

Já foram focalizados Roberta Sudbrack, Marcelo Schambeck, Thiago Castanho, Rafa Costa e Silva e Léo Paixão. Agora foi a vez de a Manu passar ao país inteiro tudo o que os mais próximos (como aqueles que se emocionaram e aprenderam com ela no evento do Rio Bonito) já sabem e apreciam.

Que bom que ela existe, que age assim e que pensa assim.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]