• Carregando...
MON Café tem de tudo com os melhores sabores. De sanduíche a panqueca. De salada a massas
| Foto:

Sanduíche de presunto artesanal grelhado, coberto com queijo Appenzeller, ovo frito com ponto da gema à escolha do cliente e pão sourdough branco tostado. (Foto/ Divulgação)

Flávio Frenkel continua abrindo frentes no espaço gastronômico curitibano. Que bom!

Depois dos sucessos da Anis Gastronomia e da Anis Presto – um catering para eventos e um fast-food de pratos de primeira linha -, o talentoso chef agora comanda o MON Café, que funciona nas dependências do Museu Oscar Niemeyer. Ele já está lá há algumas semanas, mas em fase de adaptação de cardápio e do próprio pique do serviço, que agora, ao que parece, já está nos eixos.

O objetivo da casa é oferecer uma experiência regional, com produtos fornecidos por produtores paranaenses e produzidos pela cozinha do estabelecimento de forma artesanal e sem a adição de corantes, conservantes e outros ingredientes artificiais. Pelo que pude experimentar, os destaques do cardápio são os sanduíches especiais, dez no total, coma uma maneira de utilizar os sempre elogiados embutidos que produzimos na Anis. Os pães são de fermentação natural e lenta, preparados com farinha de altíssima qualidade e algumas de moagem artesanal, destaca.

Frenkel explica que esses embutidos têm uma função ainda mais especial no cardápio: representar as diversas etnias do Paraná.  Com a produção artesanal desses produtos, pretende resgatar essa diversidade étnica que marca o Paraná. A Cracóvia (um salame artesanal), por exemplo, é preparada com a receita tradicional dos imigrantes poloneses. A Bresaola e o Pastrami, por sua vez, seguem os rígidos processos ensinados pelos italianos e pelo judeus, respectivamente, que migraram para cá.

Entre as opções, estão sanduíches: de Pastrami com queijo Appenzeller derretido com aïoli e tomilho no pão sourdough integral tostado; de presunto artesanal grelhado, coberto com queijo Appenzeller, ovo frito com ponto da gema à escolha do cliente e pão sourdough branco tostado (o que tive a oportunidade de experimentar e aprovar); de Cracóvia coberto com queijo colonial Witmarsun, tomates assados, manjericão, agião, aïoli no pão sourdough grelhado. O menu ainda conta com opções vegetarianas e veganas.

Para as bebidas, o chef seguiu a mesma linha dos pratos, apostando na produção artesanal. Um dos destaques é Suco de uva Terci com alecrim. Frenkel lembra que essa uva foi trazida pelos colonos italianos do Paraná.

Para os apreciadores de café, está à disposição um blend com três tipos de grãos produzidos no Norte do Paraná e que são fornecidos semanalmente para o MON Café.

A oferta de doces é bem variada. Entre as opções, estão clássicos como o bolo Red Velvet, o Boston Cream, as tortas Alemã, Banoffi, de maçã, de muffin de amora, além do cheesecake produzido com ricota artesanal e que leva uma calda de frutas vermelhas e também do brownie, que pode ser servido frio ou quente e ainda pode ser acompanhado por uma bola de sorvete artesanal de baunilha.

E como há sempre aqueles que buscam pratos mais consistentes para uma refeição mais completa, o cardápio ainda conta com opções de prato quente ou de salada. Entre as opções de panquecas –produzidas diariamente com farinha 00, para dar mais leveza a massa –, estão Costela assada com molho pomodoro de tomates romanos amadurecidos no pé e gratinada com queijo parmesão uruguaio; Frango caipira com molho cremoso de queijo, pomodoro e gratinada com o parmesão uruguaio; Salmão defumado com ricota fresca, molho branco e parmesão uruguaio gratinado; Vegetariana, recheada com verduras grelhadas e ricota coberta com molho branco e pomodoro, gratinada com queijo parmesão uruguaio.

Tem mais, muito mais, com as variações de massas lisas e as recheadas, com opções de molho para não deixar ninguém sem alternativa.

O MON Café funciona das 10h às 19 – fechado às segundas.

MON Café

Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico

Fone: (41) 3350-4458

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]