• Carregando...
Monte Bello lança produtos com porcos da raça Moura que comem pinhão
| Foto:

Primeiros produtos com porcos da raça Moura no mercado. (Foto/ Divulgação)

Já tive a oportunidade de escrever aqui algumas vezes sobre o trabalho que vem sendo pela Salumeria Monte Bello, referência nacional em defumados, curados, embutidos e outros caminhos da charcutaria.

A cada novo lançamento – sempre de sucesso – já acompanha a informação do próximo que ainda virá. E assim, aquele pequeno sonho transformado em realidade pelo pioneiro Airton Empinotti, na virada do século, transformou-se hoje, nas mãos do filho Marcelo e na nora Lai, num empreendimento de pleno sucesso.

E as novas estrelas da companhia – como eu disse, sempre há algo de novo a ser lançado – são os primeiros salames de moura, da safra pinhão, inverno 2016. Tem salame, chouriço e lardo, todos eles produzidos a partir dos porcos da raça Moura, que já vinha sendo pesquisado e trabalhado pela Monte Bello em parceria com alguns criadores.

A raça Moura, reconhecida há mais de três séculos como uma raça rústica de alta qualidade de carne, é descendente dos porcos criados nas Missões Jesuíticas, trazida até o Paraná pelos porcadeiros durante as tropeadas, e foi salva da extinção por professores do Departamento de Zootecnia da UFPr.

Foram, ao todo, 30 anos de um trabalho apaixonado, que contagiou novos criadores e pesquisadores. Os porcos Moura utilizados pela Monte Bello foram criados ao ar livre, na região da Serra da Graciosa, e engordados com alimentação diversificada, que inclui pastagens, raízes e frutas nativas, além do pinhão.

Sem querer comparar – pois aí seria forçar muito a barra -, o diferencial do consumo do pinhão dá um sabor característico à carne, com efeito parecido ao da bolota na Pata Negra, o insuperável presunto espanhol. É um sabor de identidade própria, com assinatura aqui da região.

Para os interessados em experimentar e adquirir (ainda são poucas unidades) os salames de Moura – e outros produtos da Monte Bello -, estão expostos até este domingo (07) no Mercado Criativo (das 12h às 19h), na Edição de Dia dos Pais.

Mercado Criativo

Rua São Francisco, 123 – Centro

Salumeria Monte Bello

Avenida Dom Pedro II, 6457 – Jardim Pinheiros, Campininha – Quatro Barras

Fone: (41) 3107-1030

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]