• Carregando...
Gnocchi recheado de cordeiro com demi-glace e raspas de limão taiti do La Varenne. O prato especial deste domingo, para a simpatia do Nhoque da Fortuna. (Fotos/ Divulgação)
Gnocchi recheado de cordeiro com demi-glace e raspas de limão taiti do La Varenne. O prato especial deste domingo, para a simpatia do Nhoque da Fortuna. (Fotos/ Divulgação)| Foto:

É tradição a cada dia 29. Começou na Itália e se espalhou pelo mundo, divulgando a ação de São Pantaleão no Século IV, em alguma cidade no interior daquele país. Consta que o santo, extenuado por peregrinar o dia inteiro, bateu em uma porta e pediu comida. Era a casa de uma família pobre e numerosa, que nem por isso se recusou a recebê-lo. O nhoque preparado para a refeição era limitado e só foi possível dividir com sete unidades em cada prato.

O santo comeu, agradeceu e foi embora. E aí, para surpresa da família, no momento de recolher os pratos da mesa, constataram haver moedas de ouro debaixo de cada um deles, o que serviu para aliviar as agruras daqueles dias de pouco dinheiro.

Teria sido num dia 29 de dezembro (estava frio e nevando) e, desde então, a partir deste exemplo, o dia 29 – de qualquer mês – é marcado pela reverência que se faz à boa ação do santo. Porções de nhoque são servidas e uma nota (real, dólar, euro, o que for) é colocada debaixo do prato para simbolizar a ação e a busca da fortuna. Dos italianos a simpatia se espalhou pelo mundo e hoje é bastante comum também no Brasil.

E então, aproveitando o tema, o restaurante La Varenne – com sua proposta de cozinha franco-italiana – apresenta a cada dia 29 uma versão diferente de nhoque para seus clientes. E não será diferente neste domingo (29/04), com o anúncio de uma receita diferente da massa de batata e farinha de trigo para quem deseja seguir a tradição. Para este mês de abril, os chefs Felipe Miyake (Chef 5 Estrelas do Bom Gourmet) e Mayra Batista preparam um prato especial e com sabor único, o Gnocchi recheado de cordeiro, com demi-glace e raspas de limão taiti (R$64). Que não deixa de ser uma receita surpreendente, pela combinação quase inusitada.

O resultado deve estar em interessante. Se você seguir o ritual, melhor ainda. Coma os sete primeiros gnocchi com pensamento positivo, mentalizando seus maiores desejos.

O que não se sabe, no caso do restaurante, é se haverá algum dinheiro debaixo do prato após a refeição. Mas, por via das dúvidas, nunca é demais conferir.

O La Varenne funciona aos domingos das 12h às 17h.

La Varenne

Shopping Pátio Batel

Avenida do Batel, 1.868 – Piso L4 – Batel

Fone: (41) 3044-6600

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]