• Carregando...
Lênin Palhano e Onildo Rocha. Cozinha a quatro mãos no Nomade. (Fotos/ Divulgação)
Lênin Palhano e Onildo Rocha. Cozinha a quatro mãos no Nomade. (Fotos/ Divulgação)| Foto:

Tartar de carne de sol de tapioca suflada – no cardápio especial do meio de semana.

Prepare-se, vem aí um jantar super!

Quando dois cozinheiros de primeira linha se encontram e trocam experiências é possível se esperar de tudo. Do melhor e do melhor do melhor.

Quem o digam os encontros que estão sendo promovidos pelo chef paranaense Lênin Palhano, titular da cozinha do Nomade (o restaurante do Nomaa Hotel, em Curitiba). Criativo, pesquisador, inspirado, o jovem chef anseia sempre por dividir sua cozinha com outros profissionais que – tanto quanto ele – se destacam no ranking nacional. Foi assim quando trouxe, no ano passado, o gaúcho Marcelo Schambeck (Del Barbieri, Porto Alegre), para uma experiência a quatro mãos. No início do ano foi a vez de dividir a cozinha com o “coreano” Paulo Shin, em jantar que, como o anterior, foi um grande sucesso.

Pois agora vem uma parceria completamente diferente, com um cozinheiro lá de cima, do Nordeste brasileiro. E de grande repercussão nacional e internacional. Onildo Rocha é hoje uma personalidade da linha de frente da gastronomia brasileira. À frente do Grupo Roccia, do qual fazem parte o restaurante Cozinha Roccia e o Roccia Bar, conta ainda com o espaço de eventos Casa Roccia e uma equipe de assessoria em festas, a OR Concept. Para se ter uma ideia do que ele representa, o Cozinha Roccia foi eleito o Melhor Restaurante Nordestino 2017, na premiação da revista Prazeres da Mesa, hoje a principal referência da gastronomia nacional.

Trazendo Onildo Rocha para esta parceria, Lênin Palhano tem o propósito de apresentar aos curitibanos um expoente da moderna cozinha nordestina. Rocha tem técnicas europeias apuradas e as aplica em ingredientes nordestinos de altíssima qualidade, como o arroz vermelho, a batata doce laranja, o queijo de cabra e o feijão verde.

E, embora tão distantes geograficamente, os dois cozinheiros têm uma linha de ação com o mesmo direcionamento: ambos prezam pela fidelidade aos ingredientes de suas respectivas regiões e valorizam os produtores locais e o que a terra, no entorno de suas aldeias, produz de melhor em cada estação.

Um menu de oito tempos, intercalando as criações desta dupla de chefs é o formato desenhado para esta experiência única, marcada para o próximo meio de semana (23 e 24 de maio), no Nomade. Vamos conferir o cardápio exclusivo para a ocasião?

Começa com Ostra de Guaratuba com ponzu de galinha caipira, seguida de um Tartar de carne de sol de tapioca suflada – esse processo é bem legal, os meninos do Officina Restô Bar costumam fazer, inflando o sagu como base para outros ingredientes.

Daí, Ban com tripa. Ban, como assim? Ban é aquele pão oriental, cozido no bafo. E aqui, no caso, com um recheio das entranhas. O prato seguinte é um Peixe cru com açaí de Juçara, mexerica e iogurte de kefir. A fruta da Juçara – o palmito tradicional – é pouco explorada por aqui, mas é muito saborosa e aqui os chefs (arrisco dizer que é o Lênin) exploram justamente esse sabor.

Daí começam a chegar os pratos principais. O primeiro deles nem requer grande exercício de imaginação para dizer que é de Onildo. Trata-se de um Arroz vermelho da Paraíba com frutos do mar. O prato de carne remete a uma das paixões – posso dizer assim? – de Lênin Palhano, o Porco Moura, essa espécie quase extinta e que está sendo recuperada graças a um trabalho da Universidade Federal do Paraná e de alguns criadores abnegados (é o porco introduzido aqui na época da colonização). Porco Moura no feijão verde, cozido no mocotó. O resultado deve ficar bem interessante.

De sobremesa, uma daqui e outra de lá. Mas tudo misturado. Torta de queijo das cabras da Paraíba com farofa doce de pinhão e mel da mata atlântica é a primeira delas. A outra, Café coado das moças com mini bolo de rapadura.

Um banquete, um show de sabores, vamos admitir.

O custo é de R$ 190 por pessoa e vale qualquer centavo. Reunir essas duas feras em um mesmo evento não é para qualquer dia. Como as reservas são limitadas, é bom que os interessados se apressem nas reservas.

Serão, certamente, duas noites inesquecíveis de prazer e paladar.

Ban com tripa.

Nomade Convida: Onildo Rocha

23 e 24 de maio

A partir das 20h

Reservas: restaurante@nomaa.com.br e fone (41) 3087-9510

Nomaa Hotel

Rua Gutemberg, 168 – Batel

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]