• Carregando...
O menu confiança de um jantar quase secreto no Armazém Santo Antônio
| Foto:

A Sala Fanny do Armazém Santo Antônio, onde vai ser realizado o primeiro jantar quase secreto da temporada. (Foto/ Naideron Jr.)

Adoro quando a gastronomia me surpreende. Sou sempre chegado ao relacionamento de confiança entre o cozinheiro e o comensal, no Menu Confiança, nos jantares secretos, em tudo aquilo que oferece um ingrediente a mais para um resultado final saboroso.

Em restaurantes japoneses, por exemplo, tem coisa melhor do que sentar-se de frente ao balcão do sushiman e deixar que a criatividade dele mexa com suas papilas gustativas? Hoje em dia, com a popularização dos terríveis rodízios e bufês, a grande maioria desses restaurantes não apresenta (porque não tem ou porque não sabe fazer) esses pratos especiais. Mas alguns ainda o fazem. E atraem por isso.

Em Curitiba houve algumas iniciativas, tempos atrás, promovendo jantares secretos. Tive a oportunidade de participar de algumas delas. Excitantes. Uma se chamava Trama Gourmet e tinha como foco central a chef Ana Claudia Spengler e o marido, Nilo Biazzetto Neto. O endereço era fornecido em cima da hora e os comensais não tinham ideia nem do que iriam comer nem de quem mais comporia a mesa. Havia também o Secret Dinner, por conta da criatividade dos chefs Claudia Krauspenhar, Schay Tokarsky e Ivan Lopes e a sommelière Thays Ferrão. A pessoa era apanhada em casa por uma van, na qual já era recebido com uma taça de espumante. E circulava pela cidade até chegar ao endereço desconhecido, onde ficava sabendo do cardápio e dos demais presentes.

Tinha até uma versão ainda mais radical, o Blind Dinner, organizado pelo chef e sommelier André Porto. Nessa todos eram vendados e tinham de comer sem enxergar o que estava no prato.

Pena que nenhuma dessas iniciativas vingou. Talvez até em razão do perfil do curitibano, de uma maneira geral muito conservador em suas atitudes, principalmente no que se refere à comida. Tanto é assim que, por exemplo, o Restaurante Manu, eleito pela revista Prazeres da Mesa o melhor do Brasil e que tem na marca da ousadia da chef Manu Buffara sua linha de ação, tem casa cheia praticamente toda noite – com 75% das mesas ocupadas por clientes de outras cidades.

Ainda houve outros momentos secretos na gastronomia curitibana nos últimos tempos. Por iniciativa do chef Giuliano Hahn, entre 2011 e 2014. Então responsável pela cozinha do Restaurante Vindouro, Hahn, na época, transformou uma casa de madeira antiga de sua família, na Vila Fanny, em um restaurante que só abria para eventos, com reserva. Funcionava praticamente como um “restaurante secreto”, apenas para eventos fechados, com pouca publicidade. Lá, aconteciam jantares temáticos agendados, atendendo ao estilo degustação com cardápio previamente estabelecido.

E essa ideia está sendo restabelecida agora. Giuliano Hahn é um dos sócios do Armazém Santo Antônio (conforme já tive a oportunidade de registrar aqui) e, ao se estabelecer na nova casa, o histórico imóvel do São Francisco, já de pronto reservou uma das peças para eventos especiais. Uma grande mesa é montada no centro do salão e, em volta dela, 14 pessoas podem ser atendidas, revivendo os tempos dos jantares temáticos da Vila Fanny.

A ideia é realizar edições mensais e o primeiro deles já está marcado para esta sexta-feira (25). Para manter a curiosidade em alta, previamente são divulgadas apenas as proteínas de cada jantar e, no ato da reserva, é consultado se o cliente tem alguma restrição alimentar. A cada edição, o público interessado será surpreendido por um cardápio revelado somente na hora. O preço é de R$ 220 por pessoa, contando com entrada, três pratos principais e sobremesa, além de vinhos e espumantes harmonizados – uma taça para cada um dos cinco momentos.

Neste jantar de estreia, as proteínas vão ser peixe (mais especificamente um trio de ceviches), vieiras, filé mignon e porchetta. A partir da base divulgada, o chef vai ao mercado e prepara os pratos com os ingredientes mais frescos do dia, de acordo com a inspiração.

Bem interessante, mexe com a curiosidade de cada um, enquanto aguça o paladar na expectativa do que possa vir.

Como são apenas 14 vagas é importante fazer reservas antecipadas.

Armazém Santo Antônio

Jantar com menu confiance – Sala Fanny

Rua Solimões, 344 – São Francisco

Fone: (41) 3077-5505

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]