• Carregando...
Capuchinhas, amoras silvestres e outras PANCs vão fazer o cardápio do almoço deste sábado na Salumeria Monte Bello. (Fotos/ Divulgação)
Capuchinhas, amoras silvestres e outras PANCs vão fazer o cardápio do almoço deste sábado na Salumeria Monte Bello. (Fotos/ Divulgação)| Foto:

O lindo bosque da Salumeria Monte Bello será explorado neste sábado, para colheita de PANCs.

Está cada vez mais em alta na gastronomia brasileiro o universo das PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Para alguns, inclusive pessoas que lidam diretamente na terra, são aqueles matinhos que surgem entre as hortas e as lavouras e que muitos tratam de eliminar.

Pois boa parte disso é comestível. A maioria, arriscaria afirmar. As PANCs crescem espontaneamente e são facilmente encontradas em jardins, hortas, quintais e até mesmo em calçadas de rua. Geralmente nativas, em cada região são encontradas adaptadas ao ambiente em que crescem. Muitas delas eram utilizadas como alimento e medicina pelos povos ancestrais, promovendo melhorias na saúde e qualidade de vida das pessoas.

Já há um belo trabalho de chefs de cozinha de vanguarda no aproveitamento das PANCs em seus cardápios. Mas são ainda ações isoladas perante a enorme oferta que existe por aí, bem mais próximo do que imaginamos.

Pois agora há uma bela chance de as pessoas não só tomarem contato direto com essas plantas quanto poderem comê-las, em pratos que vão compor um almoço deste sábado (09), naquele calendário mensal de eventos da Salumeria Monte Bello que já citei algumas vezes aqui.

Para conhecer o que cresce na Serra do Mar do Paraná, este próximo almoço na Salumeria Monte Bello será recheado de PANCs. Antes, porém, de ser servido o almoço, haverá uma Oficina sobre o tema, com Marcelo Silvério. Engenheiro Agrônomo e Agroecologista, Marcelo é especialista no assunto e vive da valorização dessas espécies em sua chácara, Ilha do Sapo, em Piraquara.

A Oficina de PANC terá início às 11h, com um prazeroso passeio e reconhecimento das espécies pela chácara da Salumeria Monte Bello, com previsão de duração de 50 minutos.

Em seguida, será servido o já tradicional almoço no restaurante, preparado pelo chef da casa, Marcelo Empinotti. A mesa de antepasto, como sempre, estará repleta de embutidos da Monte Bello, mais queijos e pães artesanais, saladas e, claro, plantas alimentícias não convencionais. Em seguida serão servidos três pratos quentes, com ingredientes que saem da região, mais sobremesa, suco, água e café.

A previsão de sol para este sábado vai contribuir para um belo dia no campo.

Recomenda-se reservar antes, pois o número de lugares é limitado.

Valor por pessoa: R$78 por adulto. Crianças até 5 anos não pagam. De 6 a 12 anos,  R$45.

A valor inclui o almoço completo e a oficina. Bebidas alcoólicas à parte.

Embutidos da Monte Bello para a mesa de antepastos.

Salumeria Monte Bello

Avenida Dom Pedro II, 6457 – Quatro Barras (no Waze ou no Google Maps, digitar “Salumeria Monte Bello”)

Fone: (41) 99225-7239

E-mail: vendasmontebello@gmail.com.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]