• Carregando...
Paul Tudgay, da Rootstock Vinhos, o importador, vai apresentar os vinhos no jantar harmonizado.
Paul Tudgay, da Rootstock Vinhos, o importador, vai apresentar os vinhos no jantar harmonizado.| Foto:

Confit de pato com polenta cremosa e molho de vinho do Porto, o segundo prato do jantar harmonizado na Pantucci. (Fotos/ Divulgação)

O que vem à cabeça quando se fala em vinhos importados? Que países? Argentina e Chile, pelas bandas de cá, alguns australianos e sul-africanos e, quando da Europa, franceses, italianos, espanhóis e portugueses.

E pronto. Os registros ficam por aí, pelo menos para os simples mortais, consumidores comuns que, embora apreciadores, não têm um aprofundamento maior no assunto. Pois há vinhos bons em outros países. Não com a intensidade nem com a variedade dos mais conhecidos, mas com alguns rótulos bem interessantes.

Caso dos eslovenos, por exemplo. Coladinha na Itália na fronteira norte, a Eslovênia têm clima e relevo semelhantes e, por isso, seria natural que também pudesse apresentar bons exemplares de vinhos. E apresenta.

Puklavec Sauvignon Blanc & Furmint, um ótimo branco premiado.

São três as principais regiões vinhateiras no país. No Primorje, os vinhos do litoral. Colinas que estão numa média de 500 metros nível do mar e vãos descendo em direção ao Adriático. A região cultiva as brancas internacionais, como Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Grigio e inclui a Friulana.. A menor região das três, Posavje, fica próxima à Croácia, onde dominam os tintos.

Prodavje abriga os vinhedos a nordeste e leste do país. Na altitude maior, próxima à Áustria, boa produção de espumantes. De resto, Gewürtztraminer, Riesling Müller-Thurgeau e mais algumas de procedência alemã e outros brancos nobres. E é nesta região que estão localizados os vinhedos da Família Puklavec, que atualmente produz cerca de 6,5 milhões de litros de vinho por ano e é a maior exportadora de vinhos na Eslovênia. A empresa familiar cultiva uvas desde 1934, todas colhidas manualmente em seus 1.100 hectares de vinhedos. E com destaque nos grandes eventos de vinhos por aí.

Para se ter uma ideia, na Expovinis (maior feira de vinhos do Brasil) de 2016 o Top Ten de vinho branco foi justamente um esloveno, o Puklavec Sauvignon Blanc.

Jantar harmonizado

Pois este vinho está entre os relacionados para a composição de um jantar harmonizado nesta quarta-feira (10), na Pantucci Pátio Batel, juntamente com outros rótulos dos mesmos produtores. Estará presente ao evento, Paul Tudgay, da Rootstock Vinhos, que vai apresentar os escolhidos para as etapas do jantar harmonizado. Serão ao todo quatro vinhos, um para cada etapa do ágape.

Como entrada, será servido o couvert do Grupo Pantucci, composto de pães de fabricação própria, acompanhados de antepastos, que serão harmonizados com o vinho Puklavec Pinot Noir Rosé. O primeiro prato principal da noite será o Ravióli de muçarela de búfala, que, aí sim, harmonizará com o já citado vinho Puklavec Sauvignon Blanc & Furmint.

O segundo prato do jantar será Confit de pato com polenta cremosa e molho de vinho do Porto, que ganha companhia do vinho Puklavec Cabernet Merlot.

Fechando a noite, a sobremesa, uma Panna Cotta, a combinar com o espumante Puklavec – feito todo da uva Sauvignon Blanc.

A recepção do jantar será a partir das 19h30, com início previsto para as 20h, pontualmente, para não comprometer a sequência dos pratos a serem servidos.

O jantar terá o custo de R$150 + 10% de taxa de serviço e estão inclusas água com e sem gás para a harmonização.

As vagas são limitadas e é necessário efetuar reservas pelo telefone (41) 3020-3674.

Pantucci Pátio Batel

Avenida do Batel, 1868, Piso L4 (Shopping Pátio Batel) – Batel

Fone: (41) 3020-3674

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]