• Carregando...
Polvo na brasa, como fazer em casa. Fácil, rápido e muito saboroso
| Foto:

Achei que ficaria só na vontade de comer um polvo na brasa. Mas pensei, dei um jeito e o resultado foi o melhor possível.

Permita-me explicar. No fim de semana publiquei aqui uma nota sobre o Polvo na brasa que estaria sendo servido domingo, no Olivença. E, claro, fiquei com uma baita vontade de experimentar. Só que já tinha programado uma descida para a praia (sempre desço aos domingos, pegando o contrafluxo da estrada) e fiquei com aquele desejo martelando na cabeça.

Mas não há nada que não possa ser resolvido. Como passaria na peixaria para levar os pescados  para fazer no litoral (sim, tirando aqueles que são da costa paranaense, tudo é muito mais caro por lá), pedi para o Paulinho Mozer, da Pescados Keli Mozer – localizada no Mercado Municipal de Curitiba -, que me preparasse também um polvo (R$ 65 o kg ali, R$ 80 o kg lá embaixo), limpando, tirando a cabeça e mantendo o restante da estrutura. Dito e feito – e eles fazem isso muito bem.

Chegando por lá, irmãos já à espera, churrasqueira arrumadinha também para as sardinhas e a anchova que me espalmaram lá na peixaria. Ah, sim, e um pouco de camarão para incluir na maionese.

Lidar com o polvo foi muito fácil. Já publiquei aqui receita de como cozinhar o bicho. Uns dez minutos, no máximo, e estará na textura certa. Dali para a churrasqueira, apenas alguns pequenos cuidados, tempo mínimo e estará pronta uma iguaria como poucas. Que vale como sugestão para fazer em casa, mesmo longe da praia. Mas principalmente para quem está no litoral e que não pode ficar só nessa de churrasco com carne vermelha, com tantas ofertas de pescados por aí.

Para acompanhar, inspiração dos espanhóis e portugueses, as batatas ao murro. Que minha mãe, ao se confundir com a denominação, explicou para alguém tratar-se de “batatas na porrada”. Ficou assim.

Vamos às receitas?

Bom apetite!

Polvo grelhado na brasa

Ingredientes

1 polvo limpo, entre 700g e 1,3kg

1 cebola

3 cravos da índia

Azeite de oliva

Sal, pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

1 colher (chá) de páprica defumada

Preparo

Prepare a churrasqueira, acendendo o carvão.

Lave bem o polvo e ponha na panela de pressão com a cebola espetada pelos cravos. Cozinhe na proporção de tempo relacionada ao peso do polvo. Para 700g, 7 minutos; para 1,2 kg, 12 minutos e assim por diante, a partir do instante em que a panela começa a chiar. Abra a panela e interrompa o cozimento, mergulhando o polvo na água fria. Reserve.

Antes de colocar na grelha própria para peixes, pincele o polvo com bastante azeite e tempere com sal, páprica e pimenta-do-reino a gosto. Passe um pouco de óleo ou azeite em um pedaço de papel toalha e besunte a grelha.

Grelhe a 15 centímetros da brasa forte por aproximadamente 5 minutos, virando na metade do tempo. Retire da grelha com cuidado e jogue mais azeite e, se for necessário, flor de sal.

Rendimento: 4 porções.

Batatas na porrada

Ingredientes

4 batatas médias

2 cabeças de alho

Sal e pimenta-do-reino (moídos na hora)

Flor de sal

Azeite de oliva

Preparo

Aqueça o forno a 210ºC.

Lave bem as batatas e, com casca, afervente-as por uns 10 minutos.

Unte as batatas com o azeite de oliva e leve ao forno por uns 20 minutos. Em seguida, dê um murro em cada uma delas, mas delicado, o suficiente para espremê-las, com a mão protegida por um pano de prato.

Regue com o azeite e tempere com sal e pimenta, levando novamente a assadeira ao forno para o toque final em mais 10 minutos.

Rendimento: 4 porções.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]