• Carregando...
O Rabo de Galo da Yaguara, foto oficial do evento, na capa do site da cachaça.
O Rabo de Galo da Yaguara, foto oficial do evento, na capa do site da cachaça. | Foto:

O Rabo de Galo do Taco El Pancho, com cachaça, vermute Carpano Punt e Mes, Fernet branca e laranja. (Foto/ Divulgação)

Não é tão difundido nem tão celebrado quanto a Caipirinha. Mas é o mais consumido no Brasil e tem igual importância na representatividade brasileira entre os coquetéis. O Rabo de galo é conhecido entre os boêmios e botequeiros como “bebida de macho”, pois utiliza como base a cachaça, acrescentando o vermute apenas para “ajudar a descer”.

Consta ter sido criado nos anos 1950, por ação da fábrica da Cinzano, recém-instalada em São Paulo. Ao constatarem que a cachaça pura era a bebida favorita nos balcões de bares, a empresa tratou de incentivar o consumo também do vermute, que não era apreciado para se beber sozinho. Criou um copo para propor a mistura com a cachaça, com uma marcação na linha dos 2/3. Assim, explicavam, põe cachaça até aqui e completa com o vermute. Pegou.

O outro detalhe era o fundo do copo bem grosso, pois o Rabo de galo era para ser consumido à cowboy, num gole só, com o retorno do copo forte, em batida no balcão. Como a mistura foi batizada apenas de coquetel e a maioria do pessoal não sabia do que se tratava, alguém explicou que no original, em inglês, cocktail significava exatamente Rabo de galo – e os mais simplistas começaram a optar pela tradução. Pegou, também.

Há hoje um movimento entre os bartenders nacionais com o objetivo de também elevar o Rabo de galo à condição de estrela. Tanto quanto a caipirinha. Que deixe os rústicos balcões de bares da periferia e ingresse nas camadas sociais mais abastadas dos brasileiros. Um tanto gourmetizado, é verdade, conforme a interpretação de cada novo executor da combinação.

Para isso, contam, agora, com um importante aliado: a Cachaça Yaguara, que apresenta o Projeto Rabo de Galo, festival promovido em diversas capitais, que acontece entre esta quarta-feira (13, Dia Nacional da Cachaça) e 1º de outubro.

Em Curitiba são apenas dois os bares participantes, mas nem por isso vão deixar de fazer barulho. Em ambos os casos há livres interpretações de seus bartenders e mixologistas em torno da receita original. No Ginger Bar, em criação de Angelo Carpa, barman da casa, o vermute é infusionado em cumaru (que é considerado a baunilha brasileira), antes de ser misturado com a cachaça Yaguara branca. O drinque custa R$ 20.

No Taco El Pancho as alterações são mais sentidas. A receita do Taco para o Rabo de Galo também leva a Cachaça Yaguara branca orgânica, mas também tem vermute Carpano Punt e Mes, Fernet branca e laranja. A versão apresentada é assinada por Lukinhas Siqueira, bartender do Taco, e sai a R$ 25.

O festival no Taco ainda é acompanhado de uma promoção. Quem publicar no Instagram uma foto provando o Rabo de Galo no Taco El Pancho com as hashtags #promorabodegalo #rabodegaloyaguara e #qualseurg, concorre a uma aula de coquetelaria, acompanhada de três amigos.

Parte da venda dos coquetéis é doada ao Slow Food Brasil, dedicado a valorização de produtos artesanais que respeitem o meio ambiente e os produtores.

Taco El Pancho

Av. Bispo Dom José, 2295 – Batel

Fone: (41) 3342-1204

Ginger Bar

Rua Saldanha Marinho, 1220 – Centro

Fone: (41) 99122-2327

O Rabo de Galo do Ginger, com vermute infusionado no cumaru e cachaça Yguara branca. (Foto/ Divulgação)

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

 

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]