• Carregando...
Lulas recheadas com creme de camarão empanadas no Panko , um prato fácil, rápido e ótimo para a temporada de praia (e até para quem não vai para a praia). (Foto/ Anacreon de Téos)
Lulas recheadas com creme de camarão empanadas no Panko , um prato fácil, rápido e ótimo para a temporada de praia (e até para quem não vai para a praia). (Foto/ Anacreon de Téos)| Foto:

Começou oficialmente a temporada de praia. Muitos que desceram para festejar o réveillon já ficaram por lá e outros tantos estão indo agora, gozando férias e dando um jeito de esquecer a cansativa rotina do restante do ano.

Só não me venha com essa lengalenga de churrasco todo dia. É o tipo da coisa que não entendo. O cara passa o ano inteiro fazendo churrasco nos fins de semana e aí, quando vai à praia, com enorme oferta de pescados para o consumo, compra um saco de carvão, uns filés e faz mais churrasco.

É bom, claro, adoro carne, melhor ainda num churrasco bem feito. Mas sem esse exagero de quem, por comodidade ou sei lá, acredita não haver outra alternativa de boa comida senão isso.

Então, para tentar contribuir com aqueles que curtem outros sabores e aproveitam a temporada para comer o que o mar oferece, vou publicar durante esse período de férias e de verão, algumas receitas de peixes e frutos do mar. Nada complicado que um cozinheiro mediano, como eu, se complique para fazer.

Pra começar, o meu almoço deste 1º de Janeiro, o Ano Novo. Depois da carne da ceia da véspera, a ideia foi mesmo investir em pescado. Mais ainda: em aproveitar a ótima fase das lulas, que estão por aí, também em plena temporada.

E já de pronto uma recomendação. Compre das nossas, não das chilenas, aquelas que já vêm separadas ou em tubos ou em rodelas, e que não têm o mesmo sabor. Além de virem congeladas, enquanto as daqui são fresquíssimas, tanto que vendidas inteiras. Caso não saiba limpar (faço isso, mas nem todos apreciam), peça pro peixeiro que ele dá um jeito.

Já fiz lula de todas as maneiras: ensopadas, grelhadas “em su tinta” (cozidas na própria tinta de sua bolsa), salteadas ou recheadas. Mas as recheadas são as que mais me atraem. Pela apresentação final e o toque, digamos, gourmet, que qualquer mortal consegue dar e um prato simples e rápido de fazer. Aliás, lembrei-me que certa vez dei uma aula-show no Estúdio do Bom Gourmet do Pátio Batel, acompanhado de minha escudeira de sempre, Maria Vitória, sobrinha querida, que desde criança resolveu querer cozinhar comigo. Eram Lulas recheadas com cogumelos e camarão ao molho teriyaki (caso se interesse, o vídeo está aqui).

Como não gosto de repetir receitas e sempre vou atrás de algo novo ou diferente do que já fiz, escolhi outro recheio desta vez: creme de camarões e queijo. E o prato, Lulas recheadas com creme de camarão empanadas no Panko, proporciona ótimos sabores e um visual bem bacana.

Vamos encarar a receita?

Então bom apetite.

Lulas recheadas com creme de camarão empanadas no Panko

Ingredientes

150g de camarão

100g de farinha panko

100g de farinha de trigo

100g de creme de leite

1 colher (sopa) de alho-poró picado

4 lulas grandes, limpas

2 ovos

2 dentes de alho

90g de queijo ementhal cortado em cubos

2 colheres (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de salsinha picada

Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

Preparo

Em uma frigideira coloque azeite, alho, alho-poró, salsinha e refogue até murcharem.

Adicione os camarões, dê uma leve salteada e entre com o creme de leite, mexendo bem, para incorporar.

Junte depois o queijo e, em fogo baixo, deixe derreter.

Tempere com o sal e a pimenta (somente agora, pois o queijo é salgado).

Reserve e aguarde esfriar.

Em uma vasilha, bata os ovos com uma colher, tempere com sal e pimenta.

Tempere a lula com sal e pimenta.

Recheie as lulas com o creme de camarões (com a ajuda de uma colher pequena), feche-a com um palito e empane, passando a lula nos ovos, depois na farinha de trigo, novamente nos ovos e, depois, na farinha panko.

Aqueça bem o óleo, mas não deixe queimar. Empane as lulas, virando rapidamente de todos os lados para dourar por igual, retire com uma escumadeira para um prato com papel absorvente e sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]