• Carregando...
Salmão grelhado com shimeji, purê de batata-salsa ao toque de curry e chutney de cebolas e endro - sabor perfeito para fazer em casa na Sexta-feira Santa. (Foto/ Anacreon de Téos)
Salmão grelhado com shimeji, purê de batata-salsa ao toque de curry e chutney de cebolas e endro - sabor perfeito para fazer em casa na Sexta-feira Santa. (Foto/ Anacreon de Téos)| Foto:

Também vou publicar uma receita de bacalhau para esta Semana Santa, propus. Até troquei ideias com o pessoal aqui da redação do Bom Gourmet. Mas daí fiquei pensando. Tantas foram as receitas de bacalhau que já saíram – e só aqui no Bom Gourmet tem 51 alternativas de fazer bacalhau, do aperitivo ao prato principal – que decidi partir para outra, mantendo a ideia do peixe, mas escolhendo o salmão.

Do aperitivo ao prato principal: 51 receitas com bacalhau para a Páscoa

Primeiro, porque é um peixe que praticamente todos apreciam. Segundo, por ser mais barato e a receita escolhida de fácil execução. E o acabamento não é difícil, permitindo até mesmo aos que não têm muita habilidade na cozinha uma boa finalização.

Bastam o filé de salmão, cogumelos shimeji, batata-salsa e o básico de qualquer prato, como manteiga, cebola, alho e um toque discreto de curry. Para dar um toque agridoce usei um Chutney de cebolas e endro que ganhei do Rodger Weiss, ótimo cozinheiro, muito ligado ao Délio Canabrava (da Cantina do Délio, entre outras casas) e que ultimamente anda se esmerando em conceber e realizar conservas e fermentados.

O chutney é delicioso, combina muito bem com carnes suaves e o Rodger produz isso em casa, vendendo um pote de 300g por R$ 10 e o grande, de 600g, por R$ 15. Tem também Conserva de pimenta-biquinho, com alho, cachaça e vinagre e ainda um Molho barbecue artesanal, entre outras criações (para quem se interessar, o contato é pelo fone (41) 99615-1347.

Caso decida por fazer um agridoce em casa, pode pegar uma geleia de fruta ácida e pôr numa panela com um pouco de manteiga e sal, deixando reduzir. É um bom improviso.

O salmão (assim como o atum) requer um cuidado, mas é coisa de nada. É só não deixar passar muito no fogo, pois ele começa a perder a cor interna e a desidratar. O melhor a fazer é sempre dar uma dourada de um lado por uns dois ou três minutos, virar em seguida e só “dar um susto”, que é como os cozinheiros gostam de falar. Tem de estar levemente mal passado por dentro.

Para o purê da nossa batata-salsa (que fora daqui é conhecida como batata-baroa ou mandioquinha), o mesmo processo do purê de batatas normal, com um discreto toque de curry. Discreto mesmo, só para dizer que tem, pois o curry sempre tende a tomar conta dos pratos, como a gente vê em muito restaurante dos ditos bons.

Vamos ao prato?

Salmão grelhado com shimeji, purê de batata-salsa ao toque de curry e chutney de cebolas e endro

Ingredientes

Para o salmão

360g de filé de salmão, cortado em dois

1 colher (sopa) de azeite de oliva

1 bandeja de cogumelos shimeji

sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

 

Para o purê de batata-salsa ao curry

400 g de batata-salsa

3 colheres (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de cebola bem picada

1 dente de alho finamente picado

1 colher (café) de curry

sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

 

Chutney e cebolas e endro de Rodger Weiss

 

Preparo

 

Descasque a batata-salsa e corte em cubos grandes.

Cozinhe em água abundante por cerca de 15 minutos.

Escorra e passe por um espremedor de batatas.

Aqueça a manteiga em uma frigideira e refogue a cebola e o alho.

Junte a batata-salsa amassada e tempere com curry, sal e pimenta, mexendo constantemente, até obter uma mistura homogênea.

Aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente.

Coloque o salmão e deixe  por uns três a quatro minutos, ou até dourar. Vire e doure o outro lado. Reserve o salmão em local aquecido.

Na mesma frigideira, despeje os cogumelos, refogue rapidamente e tempere com sal e pimenta. Reserve.

Montagem

Faça a base do prato com um pouco do purê e ajeite o filé de salmão por cima. Arranje com o shimeji em uma das laterais do filé e sobre este ponha uma colher do chutney (ou da redução de geleia, caso decida fazer em casa).

Rendimento: 2 porções.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]