• Carregando...
O Carneiro no Buraco pronto para ser servido. A primeira edição do evento no Restaurante Girassol, em Palmeira, foi o maior sucesso. (Foto/ Anacreon de Téos)
O Carneiro no Buraco pronto para ser servido. A primeira edição do evento no Restaurante Girassol, em Palmeira, foi o maior sucesso. (Foto/ Anacreon de Téos)| Foto:

Walter “Peteleco” Tonelli e Rosane Radecki, prontos para começar a servir o Carneiro no Buraco no Restaurante Girassol. (Foto/ Anacreon de Téos)

Rosane Radecki quer mais. Empolgada com o sucesso do Carneiro no Buraco, que, realizado no último domingo, superou todas as expectativas de comparecimento e de sabor, a chef do Restaurante Girassol já está projetando novos eventos para o futuro, sempre com temas especiais, envolvendo a cultura gastronômica paranaense.

Para sua primeira experiência com o Carneiro no Buraco, Rosane contou com a presença de Walter Tonelli, o Peteleco, que faz parte da Associação Panela, equipe responsável pelo preparo do prato na Festa Nacional do Carneiro no Buraco há 16 anos, tempo em que também é o coordenador da Cozinha Única do evento.

Peteleco veio especialmente para a ocasião, acompanhado de seu tradicional escudeiro, Compadre, e contando com toda estrutura montada no terreno anexo ao restaurante, comandou o espetáculo que começou já na manhã do belo e ensolarado domingo e se estendeu até o fim da tarde.

O tacho com o carneiro e os acompanhamentos já fora do buraco. (Foto/ Jussara Voss)

Foram três buracos, suficientes para assentar três tachos (dois grandes e um menor), contendo 60 kg de carne de cordeiro e seus devidos acompanhamentos: batata doce, batata-salsa, cenoura, maçã (inteira), chuchu, abobrinha, cebola miúda (inteira), tomate (inteiro), mandioca, vagem e pimentão. Os tachos foram retirados dos buracos com espaço de tempo entre eles para permitir a plena reposição da comida aos presentes, que completaram todas as reservas disponíveis. Na mesa, de acompanhamento, Arroz Branco, Saladas de folhas e de grãos, além de um pirão delicioso, feito com o caldo de cozimento retirado dos tachos.

Oscar Luzardo e Rene Seifert Jr. retiram o pão assado de dentro do buraco. (Foto/ Jussara Voss)

Ah, sim, e pães. Dois dos mais expressivos padeiros dessas bandas estavam presentes: Rene Seifert Junior (Pão da Casa, também de Palmeira) e Oscar Luzardo (La Panoteca), que pareciam duas crianças testando um brinquedo novo. Aproveitaram o tema e decidiram experimentar fazer o Pão no buraco. Primeiramente preparado em uma panela de ferro. Deu tudo tão certo, ficou tão macio e saboroso, que logo a seguir carregaram na ousadia e depositaram a massa diretamente nas cinzas quentes. Claro que deu certo, pois, mesmo que se tratasse de uma nova técnica, ali estavam dois dos mais inspirados padeiros de quem se sabe por aqui.

O festival ainda teve a participação de cervejarias artesanais locais, com chope da Nat Bier e também da  Usinamalte, que tem fábrica na Colônia Witmarsum.

Entre os tantos presentes – que até excederam os espaços que o número de mesas permitia -, muita gente ligada à gastronomia, como as chefs Gabriela Vilar (Quintana), Manu Buffara (Manu), Joy Perine (Enjoy Gastronomia), Eva dos Santos (Bistrô do Victor), além de Flávia Rogoski (Bom Vivant), Fernanda Lazzari (Candy Shop), Daniele Volcov (Nazdarovia Eventos), dos cervejeiros André Junqueira (Morada Cia Etílica) e Murilo Marecki Foltran (DUM Cervejaria) e da jornalista Jussara Voss (do Vosso Blog de Comida, aqui da casa).

O grupo de chefs, cervejeiros e gente ligada à gastronomia que compareceu ao evento de domingo, em Palmeira. (Foto/ Romildo Voss)

Rolete e cavalgada

A previsão dos organizadores do Carneiro no Buraco era de poder atender 100 pessoas e isto só foi possível por não terem sido aceitas mais adesões para quem pudesse chegar sem reserva antecipada.

Rosane Radecki fez, é claro, uma avaliação positiva do evento, embora reconheça a necessidade de melhorar a infraestrutura para as futuras realizações ali naquele espaço. Sim, o sucesso inspirou novas ideias e é bem possível que em agosto já aconteça o próximo lance. Entre as conjecturas estão o Porco no rolete e a Comida tropeira, também muito ligados às origens e aos sabores paranaenses. No dia da cozinha tropeira, inclusive, a ideia de Rosane é completar a programação com uma cavalgada pela redondeza do restaurante, que fica nos belos Campos Gerais.

O Prato da Boa Lembrança do Girassol.

Enquanto isso não ocorre, vale sempre o passeio até lá. Pela paisagem do segundo planalto paranaense e pelo cardápio normal do Girassol, que tem, inclusive, um prato bem próximo do que foi servido domingo passado: o Carneiro fora do buraco, que foi inspirado no tradicional e que tem tido ótima aceitação desde seu lançamento (escrevi aqui e lá tem até a receita do prato), sendo escolhido como o Prato da Boa Lembrança de 2017 do restaurante.

O Carneiro fora do buraco ainda tem o mesmo preço de lançamento (R$ 125, para duas pessoas) e dá direito a levar para casa o prato em cerâmica, bela obra de arte.

Restaurante Girassol

Rodovia BR-277, Km 168,4 – Palmeira

Fone: (42) 3252-1778

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]