• Carregando...
O jovem chef Diego Guidolin já vinha respondendo pela cozinha do Terra Madre Ristorante e agora foi efetivado como novo chef da casa. (Fotos/ Guilherme Gluck)
O jovem chef Diego Guidolin já vinha respondendo pela cozinha do Terra Madre Ristorante e agora foi efetivado como novo chef da casa. (Fotos/ Guilherme Gluck)| Foto:

O chef italiano Simone Brunelli deixou o Terra Madre. (Foto/ Divulgação)

O chef italiano Simone Brunelli chegou a Curitiba em novembro de 2014. Anunciado para uma consultoria que teria duração de três meses no Terra Madre. Acabou se adaptando e foi ficando e ficando. Ficou muito mais. Assumiu a chefia da casa no começo de 2015. Desde agosto do ano passado, também atuava no Terra Madre Osteria, em São Paulo. No decorrer de 2018, Brunelli já estava mais baseado em São Paulo, com a jovem equipe do Terra Madre Ristorante, em Curitiba, dando conta do recado.

E aí chegou a hora de ir embora. Em outubro, Brunelli se desligou do grupo para se dedicar ao trabalho que o havia trazido até nós: a consultoria. Atualmente está na paradisíaca praia de Morro de São Paulo, litoral da Bahia, desenvolvendo pesquisas para a implantação de um restaurante na região.

Mas deixou marcas importantes por aqui. Inclusive a de ter sido incluído na galeria dos Chefs 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet, em 2017, honraria maior aos cozinheiros que trabalham em Curitiba e no entorno.

Diego Guidolin está em sua segunda passagem pelo Terra Madre.

Além disso, também preparou um sucessor, que agora assume oficialmente o comando da cozinha da casa. Diego Guidolin, de 31 anos, é o novo titular. Ele está no Terra Madre há um ano, nesta que é sua segunda passagem pelo restaurante. Já havia trabalhado ali no tempo de Ivan Lopes, outra revelação trazida a Curitiba pelo Grupo Vino! – rede de casas comandada pelo restaurateur Raphael Zanette, que, além do Terra, também está à frente de Olivença, C La Vie e Vino!

Aliás, Ivan e seu irmão, Ivo Lopes, são considerados por Diego Guidolin como seus “grandes professores”. Ele já trabalhou com os dois, tendo passado ainda por casas como DOP Cucina, Quintana, La Pasta Gialla e Mukeka.

O começo da carreira do jovem chef foi bem prático e direto. Surgiu uma vaga de auxiliar no DOP Cucina, que era chefiado por Paulino da Costa, então seu vizinho. Sem experiência, aceitou o desafio de aprender na prática e na base da pressão. Depois, não parou mais. Além de ter acumulado experiência em casas conhecidas em Curitiba, Guidolin também estudou e trabalhou em São Paulo e Minas Gerais.

O Terra Madre e o Grupo Vino!, aliás, têm tradição de abrir espaço para jovens talentos da cozinha. Vale lembrar que nomes como Lênin Palhano (hoje no Nomade, do Nomaa Hotel), Giuliano Secco (C La Vie), André Fontana Pionteke e Ivan Lopes ganharam destaque nas cozinhas do grupo. Fundada há 13 anos, a casa teve como seu primeiro chef Ivo Lopes, que foi sucedido pelo irmão, Ivan, na época um jovem talento e hoje um chef consagrado, comandando a cozinha do Mukeka.

A alteração na chefia não muda a linha do Terra Madre Ristorante: cozinha italiana que combina tradição com toques contemporâneos.

O Terra Madre Osteria, segunda casa com a marca, inaugurada em São Paulo, passa a ter Flávio Miyamura como chef executivo e Luiz Henrique Santos Suzuki como sous chef, responsável pela operação no dia-a-dia. Miyamura é parceiro de Raphael Zanette em outros empreendimentos na capital paulista, reunidos no Grupo Bacobuquê. Formam este braço paulistano da atuação de Zanette: Extásia (comida asiática), Bacobuquê Restaurante (em Moema) e o Terra Madre Osteria (Itaim Bibi).

Aliás, o Extásia, considerado uma das grandes revelações de São Paulo este ano, vai abrir uma filial em Curitiba nas próximas semanas, no Batel, no endereço onde anteriormente funcionava o Olivença Cozinha Ibérica (publiquei aqui). O Olivença, por sua vez, também do grupo de Zanette, inaugura novo endereço neste fim de semana, na Mercadoteca, com outros três empreendimentos.

Terra Madre Ristorante

Rua Desembargador Otávio do Amaral, 515 – Bigorrilho

Fone: (41) 3335-6070

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]