• Carregando...
Atum selado, com arroz negro, palmito pupunha, tomate-cereja e aspargos grelhados. (Fotos/ Divulgação)
Atum selado, com arroz negro, palmito pupunha, tomate-cereja e aspargos grelhados. (Fotos/ Divulgação)| Foto:

Magret de canard ao poivre, com mousseline de batata-doce e pralinê de avelãs.

Veuve Clicquot Rich, nas boas-vindas.

Veuve Clicquot Rosé, para o prato principal.

Um jantar para poucos e em altíssimo estilo. Acontece na próxima terça-feira (21), no Vin Bistro, o Découverte Veuve Clicquot, com a presença do enólogo e gerente da comunicação no Brasil do grupo Louis Vuitton Möet Hennesy, François Hautekeur.

Ele já esteve aqui no início do ano passado, também para um jantar harmonizado de champagnes Veuve Clicquot, no Bistrot L’Épicerie (escrevi sobre isso aqui).

Elaborado pela chef da casa, Cláudia Krauspenhar, o jantar será todo harmonizado com champagnes Veuve Clicquot, em algumas de suas variações. A começar pelos drinques que acompanharão os petiscos de boas-vindas, os amuse bouches. Para compor os coquetéis botânicos e cítricos será utilizado o Veuve Clicquot Rich, que foi justamente o primeiro champagne do mundo a ser criado para a mixologia. Tem maior concentração de açúcar e por isso é adequado para drinques. Na composição, Pinot Noir (45%), Pinot Meunier (40%) e Chardonnay (15%).

De entrada, para harmonizar com o Veuve Clicquot Brut – com a distribuição das uvas a 50 a 55% de Pinot Noir, 15 a 20% de Pinot Meunier e 28 a 33% de Chardonnay -, o comensal irá escolher entre Vieiras grelhadas com creme de mandioquinha e espuma de limão siciliano ou Agnolotti de coelho com fonduta de parmesão.

De prato principal, também a seleção entre duas opções: Magret de canard ao poivre, com mousseline de batata-doce e pralinê de avelãs ou Atum selado, com arroz negro, palmito pupunha, tomate-cereja e aspargos grelhados. Na taça, o champagne Veuve Clicquot Rosé, com toda a sua exuberância. Tem 12,5% de teor alcoólico e é composto por Pinot Noir (45%), Chardonnay (25%), Pinot Meunier (15%).

O Entremet de caramelo, que será a sobremesa, terá acompanhamento do Veuve Clicquot Demi-sec decantada, cuja mescla privilegia a uva Pinot Noir, sendo completada por um quarto de Pinot Meunier e um quarto de Chardonnay.

François Hautekeur

Na primavera de 2004 François Hautekeur ingressou na Maison Veuve Clicquot, como enólogo do departamento de Comunicação de Vinhos. Fez parte do comitê de degustação presidido pelo chef de cave Dominique Demarville, tomando parte ativa na criação das melhores assemblages.

Em 2010, foi apontado pela Maison para gerenciar o dossiê técnico e midiático das garrafas de Veuve Clicquot encontradas no Mar Báltico, o que lhe permitiu degustar todas as 47 garrafas de Veuve Clicquot que estavam submersas desde o século XIX.

Após quase nove anos na Maison Veuve Clicquot, em Reims, na França, Hautekeur foi nomeado Gerente da Comunicação Enológica do Brasil, em janeiro de 2013.

Hoje ele tem a missão de difundir, por todo o Brasil, as marcas de espumantes, champagnes, vinhos tranquilos e destilados do grupo francês, LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton), o primeiro grupo de luxo do mundo.

Reservas e valores

O jantar desta terça começa às 19h30 e tem o custo de R$ 395 por pessoa, com direito a todos os pratos, os champagnes e água.

O restaurante estará fechado, atendendo apenas 30 pessoas nessa noite especial. A procura é grande e a expectativa é de todas as mesas disponíveis estarem reservadas com alguma antecedência.

Recomenda-se, portanto, aos interessados, não deixarem para manter contato na última hora.

Vin Bistro

Rua Fernando Simas, 260 – Bigorrilho

Fone: (41) 3225-3444

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]