• Carregando...
Maison da Vignobles Nony Borie, de Bordeaux, sede central da grande produtora de vinhos de primeira linha. (Fotos/ Divulgação)
Maison da Vignobles Nony Borie, de Bordeaux, sede central da grande produtora de vinhos de primeira linha. (Fotos/ Divulgação)| Foto:

O francês François Nony, proprietário da Vignobles Nony Borie, estará em Curitiba na próxima segunda-feira para apresentar seus ótimos vinhos.

Uma oportunidade única para degustar alguns Bordeaux de primeira linha acontece na próxima segunda-feira (10), em Curitiba. O francês François Nony, proprietário da Vignobles Nony Borie, estará por aqui, apresentando a safra 2014 dos vinhos Château Labat e Château Caronne Ste Gemme em um jantar harmonizado. O evento é referente a edição de julho da já tradicional La Nuit du Vin, do Bistrot L’Epicerie.

Além dos vinhos Château Labat e Château Caronne Ste Gemme, que serão apresentados em uma pequena degustação vertical com as safras 2012 e 2014, serão servidos mais dois franceses de outros produtores gabaritados: o champanhe Deutz Brut Classic e o Sauternes Château Cantegril, de Denis Dubourdieu.

O cardápio para a noite especial foi concebido por Gustavo Alves, o chef da casa, e terá como entrada um Duo de salmão (salmão defumado com creme temperado e tartar de salmão com dill), harmonizado com o champagne Deutz Brut Classic.

Como primeiro prato, Vol-au-vent de cogumelos shiitake e paris com queijo brie, a ser combinado com a vertical do Château Labat (50% Cabernet Sauvignon e 50% Merlot), safras 2012 e 2014. Já o segundo prato, Tournedos de mignon com molho roquefort e gratin de batatas, ganha a escolta do Château Caronne Ste Gemme (60% cabernet sauvignon, 35% merlot, 5% petit verdot), safras 2012 e 2014.

De sobremesa, Tarte Tatin com nata, acompanhada do Château Cantegril Sauternes 2014.

Todos os vinhos da noite são importados pela Porto a Porto.

O jantar está marcado para começar às 20h e custa R$ 198 por pessoa (menu, vinhos e águas) + serviço (10%) e o restaurante dispõe de serviço de valet a R$20.

Recomenda-se a reserva antecipada, pois o bistrô é pequeno e, portanto, as vagas serão limitadas.

Os dois châteaux

Ambos os Châteaux da Nony Borie estão localizados na margem esquerda dos rios Garonne e Dordogne, em Bordeaux, muito próximos a Saint Julien e a Pauillac, duas das comunas mais prestigiadas do Haut-Médoc, como a sub-região é chamada. Por sinal, é na Margem Esquerda que estão alguns dos melhores vinhedos do mundo, quatro dos cinco Premier Cru Classé, Graves, Cérons, Sauternes e Barsac.

O vinhedo do Château Caronne Ste Gemme é conhecido desde 1648. Em 1900 a propriedade foi adquirida por Emile e Eugène Borie e atualmente é administrada pela quarta geração da família. O nome vem de “carona”, em gaulês, que significa “fonte pequena” – já Gemme é uma abreviação de Saint Jaime ou James. O vinhedo está na área de St. Laurent Médoc e as variedades de uvas ali plantadas são Cabernet Sauvignon (60%), Merlot (35%) e Petit Verdot (5%). Os vinhos têm sutileza e personalidade, são elegantes e clássicos ao mesmo tempo em que potentes, encorpados e longevos.

O Château Labat está localizado na área de St. Laurent Haut-Médoc, na direção de St. Julien. As uvas são Cabernet Sauvignon (50%) e Merlot (50%). Os vinhos têm tradição e revelam frutas maduras com boa estrutura. É um rótulo bem equilibrado, expressivo e com personalidade, de longa guarda. A vinificação de ambos os vinhos segue o modelo dos Grand Crus e o envelhecimento de 12 meses se faz exclusivamente em barricas francesas.

O ecossistema dos Labat e Caronne foi identificado como um dos mais ricos da região do Médoc, comparado ao do Château Lafite. Os vinhedos são verdadeiras “ilhas” de videiras, com sistemas radiculares que chegam a 24 metros de profundidade. Esta situação, aliada a outras condições benéficas, faz com que os vinhedos estejam protegidos dos desastres ambientais, incluindo da poluição do entorno. O arado tradicional, a ausência de herbicidas e a abordagem da agricultura integrada são alguns dos diferenciais da elaboração dos vinhos destes châteaux.

Bistrot L’Épicerie

Rua Fernando Simas, 340 – Bigorilho

Fone: (41) 3079-1889

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]