• Carregando...
A Academic Ventures nasce com a missão de juntar num mesmo laboratório empresas e universidades. (Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo)
A Academic Ventures nasce com a missão de juntar num mesmo laboratório empresas e universidades. (Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo)| Foto:

Zaki Akel Sobrinho, doutor em Administração e ex-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) por duas gestões (2008-2012 e 2012-2016), lançou nesta quarta-feira (10), em Curitiba, a Academic Ventures. A empresa se propõe a fazer o “match” do o que está sendo pensado pela academia e pelos institutos de pesquisas do Paraná e com os problemas reais de indústrias, comércios e cooperativas do agronegócio, entre outras atividades econômicas do estado.

É um papel hoje feito parte pelas áreas de inovação das empresas, parte pelas agências de inovação e fundações de pesquisa e parte por projetos pontuais de estímulo ao empreendedorismo tecnológico de instituições de ensino e outras entidades. A proposta da Academic Ventures é, justamente, fazer a ponte entre todos esses agentes e acelerar o processo, cuidando dos projetos não só até o “match”, mas antes (com trabalhos de consultoria e treinamentos), durante (com a busca por parceiros e financiamentos), e na entrega final, numa espécie de curadoria.

LEIA TAMBÉM: Maior parque eólico do Paraná ganha aval da Aneel para sair do papel

“Um dos primeiros trabalhos que faremos para as indústrias é refinar a definição de problema, já que, por vezes, a empresa sabe o que está faltando na linha de produção, mas não tem ideia do que precisará ser feito, se é apenas um nova técnica ou o desenvolvimento de um novo material”, explica Akel Sobrinho. Dentro das universidades, a primeira missão da equipe é rastrear os principais pesquisadores de cada área e ajudar a instituição no contato com o setor produtivo para a celebração de contratos, seguindo os preceitos das leis de Inovação, federal e estadual. “Sempre de olho na entrega de resultados, que é do que a indústria precisa”, ressalta ele.

LEIA TAMBÉM: Paraná ganha primeiro centro de tecnologia com foco em veículos híbridos e elétricos

A remuneração da empresa, que nasce com uma equipe de dez profissionais contando com Akel Sobrinho, se dará de duas maneiras: via consultorias para instituições e empresas e por meio de uma comissão sobre o resultado final de cada projeto, de até 5%. Já há conversas em andamento com entidades como a Fiep e a Ocepar, e também empresas do setor automotivo, mas nenhum projeto fechado ainda. Outro objetivo da Academic Ventures é fazer, com o tempo, um ranking dos pesquisadores mais bem-sucedidos nesse tipo de arranjo para inovação.

Como “tradutora e intérprete” desse ambiente para as várias pontas envolvidas, a empresa também procurará formas de induzir parcerias, propondo até mesmo novos usos para laboratórios e estruturas ociosas em universidades e instituições de pesquisa. “Um laboratório parado vira custo para qualquer instituição e o dinheiro público para ciência e tecnologia está diminuindo. Neste nosso trabalho teremos condições de sugerir novos usos para espaços como esses por meio de parceria com o setor privado”, ressalta Akel Sobrinho.

A maior parte da equipe da Academic Ventures é de professores aposentados e com ampla experiência na área acadêmica. Entre eles estão João Carlos da Cunha, ex-diretor da Funpar entre 2011 e 2012 e que já participou de iniciativas como o mapeamento dos ativos de pesquisas do estado para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do estado (Seti); Sérgio Scheer, ex pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR; e Hélio Gomes de Carvalho, professor da área de Engenharia de Produção da UTFPR que já orientou trabalhos da instituição com empresas com Boticário, Siemens, Positivo, entre outras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]