• Carregando...
Foto: Divulgação/Acil
Foto: Divulgação/Acil| Foto:

Jéssica Maes, especial para a Gazeta do Povo

Esbanjando companheirismo e espírito de equipe, a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) levou o primeiro lugar entre as pequenas empresas no ranking Melhores Empresas Para Trabalhar em 2018. O resultado é reflexo dos princípios de união que norteiam o associativismo e permeiam as relações entre os colaboradores. “Cada colaborador tem o senso de dono e se considera responsável pela entidade”, conta o superintendente da associação, Rodrigo Geara.

Essa sensação de pertencimento é convertida em cooperação no ambiente de trabalho. “Apesar de cada um ter a sua responsabilidade, tudo funciona na parceria. Como não é uma equipe grande (32 pessoas), todos se ajudam”, conta a diretora de recursos humanos, Elisângela Andrade.

É nesse companheirismo que estão as raízes do aspecto considerado o mais importante para os funcionários: a possibilidade de ter qualidade de vida, equilibrando vida pessoal e trabalho. Quando a associação precisa dos funcionários, como nas vésperas de grandes eventos, todo mundo se dedica um pouco mais para que tudo dê certo. E a recompensa vem em forma de surpresas em datas especiais, no 14.º salário no final do ano e na camaradagem quando alguém tem um compromisso que coincida com o expediente.

“Nós sabemos que na hora que precisamos [dos colaboradores], eles estão prontos, sabemos que podemos contar com eles. E se eu não puder ajudar alguém que me ajuda, quem sou eu enquanto ser humano?”, pondera Elisângela. Para Geara, a possibilidade de folgar no dia do aniversário ou de receber uma demonstração de afeto dos filhos em datas comemorativas são importantes para o bem-estar de todos. “Criando um ambiente de comemoração, fazemos a pessoa se sentir um pouco mais próxima da sua família e entender que a Acil também é uma família”.

“O jeito Acil de ser”

Em 2017, a Acil participou pela primeira vez da pesquisa da Great Place To Work e já chegou levando a quarta posição no ranking das companhias de pequeno porte. “Foi uma grata surpresa, um prêmio do coração”, lembra Elisângela. Como eram estreantes, ela conta que mal sabiam traduzir em palavras clima da associação. “A gente não sabia como colocar em evidência, no papel, a nossa união e espírito de equipe”.

A associação, que surgiu pouco tempo depois da fundação da cidade de Londrina, tem crescido de mãos dadas com o município. Assim, o engajamento dos funcionários é essencial para a entidade: colaboradores satisfeitos conseguem melhor atender os interesses dos associados e são motivados a trazer um impacto positivo para a região. “Tudo que a gente faz pelos colaboradores não é pra buscar uma certificação. É o jeito Acil de ser, unidos e engajados”, afirma a diretora de RH.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]