• Carregando...
Foto: Divulgação/Volvo
Foto: Divulgação/Volvo| Foto:

Jéssica Maes, especial para a Gazeta do Povo

Enquanto em algumas empresas a palavra “engajamento” só foi adicionada ao vocabulário recentemente, na Volvo ela está na ponta da língua há quase duas décadas. Desde 1999, a empresa aplica uma pesquisa de clima interno para definir quais aspectos devem ser abordados na hora de traçar um plano de ação.

Tanta atenção dá resultado e a companhia está mais uma vez no pódio das Melhores Empresas para Trabalhar no Paraná. Com a medalha de prata entre as companhias de grande porte, a Volvo sobe uma posição em relação a 2017. Para o diretor de Recursos Humanos do grupo na América Latina, Ricardo Nanami, o bom desempenho no ranking reforça a imagem da empresa como um modelo a ser seguido.

“Quando participamos de uma pesquisa e ficamos bem colocados, outras organizações nos procuram para ver nossas práticas de recursos humanos”, conta. Assim, para Nanami, os resultados positivos podem reverberar no mercado e elevar os níveis de satisfação também em outros lugares.

Oportunidades e identificação

A história da multinacional sueca no Brasil anda de mãos dadas com o desenvolvimento industrial de Curitiba. Estabelecido em 1973, o bairro do CIC (Cidade Industrial de Curitiba) foi o berço da companhia, que começou a operar na região, em 1979. À época, havia apenas 63 plantas instaladas por ali. Hoje, são centenas. “A cidade cercou a fábrica inteira”, diz Nanami.

Foi também nesse período inicial que vários colaboradores estrangeiros vinham trazer expertise para a planta paranaense. Agora, o fluxo é o contrário: os brasileiros é que têm a oportunidade integrar as sedes internacionais da marca, seja para aprimoramento profissional ou para ocupar cargos de gestão.

Fator apontado como maior gerador de retenção de talentos na empresa, a qualidade de vida fica aparente nos detalhes que fazem a diferença: possibilidade de trabalho remoto, academia, acompanhamento da saúde dos colaboradores, uma boa sede para a associação de funcionários, licença maternidade estendida, auxílio creche… a lista de benefícios é longa.

Além disso, valores associados aos produtos, como segurança, qualidade e cuidado com o meio ambiente, também são trazidos para dentro da fábrica. Praticando o “Cuidado Ativo”, por exemplo, em que os colaboradores se propõe a cuidar uns dos outros, a gestão viu cair o número de acidentes de trabalho. “Vemos que na Volvo que aquilo que a gente fala é posto em prática com muito orgulho pelo funcionário. Ele se vê fazendo parte disso e o discurso se transforma em ações diárias”.

O diretor de RH acredita, porém, que a receita para o sucesso na pesquisa é o reconhecimento dos funcionários pela missão do grupo Volvo – “gerar prosperidade por meio de soluções de transporte”. “Os resultados de engajamento vem com essa identificação”, explica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]