• Carregando...
Presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras),  Pedro Joanir Zonta.
Presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Pedro Joanir Zonta.| Foto:

A partir desta terça-feira, supermercadistas e varejistas paranaenses se reúnem na Mercosuper 2019 para apresentar novidades do setor e debater o futuro do varejo brasileiro diante da transformação digital do setor em todo o mundo.

O evento acontece de 9 a 11 de abril no Expotrade Convention Center e vai reunir mais de 300 marcas com os principais lançamentos em produtos e em tecnologias. A expectativa é reunir 45 mil varejistas do estado e chegar ao final da feira com um crescimento de 30% em relação a edição de 2018, consolidando R$ 540 milhões em negócios.

A tom do evento deste ano é a transformação digital e o varejo 4.0, comO crescimento significativo do e-commerce nos supermercados obriga os empresários do setor a olharem  com atenção para esta nova realidade. Atualmente, a internet responde por 3,1% das vendas do varejo brasileiro e próximo a 0,8% da venda dos supermercados, mas a tendência é de crescimento, especialmente nas vendas pelo celular.

“Escolhemos esses temas por vermos a necessidade de os empresários estarem preparados para se reinventar no futuro. Eu acredito que o varejo físico não vai acabar, mas reconheço que devemos estar atentos e preparados para a transformação que está por vir. Assim, nesta feira teremos a oportunidade de conhecer as tendências mundiais e ver as previsões dos especialistas”, destaca o presidente da Apras, Pedro Joanir Zonta.

Até 2025, a previsão é de que o varejo possua uma participação digital entre 8% e 9%, segundo o Grupo GS& Gouvêa de Souza.  O mercado de e-commerce brasileiro deve atingir um faturamento entre R$ 180 bilhões e R$ 200 bilhões. O m-commerce (mobile commerce) representará entre 80% a 85% deste total.

China e EUA estão na vanguarda do varejo 4.0

A China está na vanguarda dos pagamentos mobile. Quase 90% das pessoas de lá não utilizam mais dinheiro físico para pagamentos. No país, os provedores de serviços de pagamento que permitem a utilização de dispositivos móveis respondem por 67% das transações financeiras, seguidos dos cartões (22%), e dinheiro (11%).

Como o mercado chinês e o norte-americano são os maiores exemplos para o mundo e se destacam pela expansão do comércio digital, a abertura da Mercosuper, na tarde desta terça-feira (9), terá palestra internacional de Mathew Brennan, consultor, palestrante e escritor com foco em inovação e tecnologia móvel chinesa, conhecido pela análise da Tencent, a maior gigante de tecnologia da China e do WeChat, o famoso super app da China.

Brennan compartilhará sua experiência no mercado chinês, com destaque para o Alibaba, um dos maiores grupos de comércio eletrônico do mundo, que tem feito sucesso com a rede de supermercados Hema, que une o varejo on-line e off-line em uma única experiência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]