• Carregando...
Tricô gigante feito pela designer ucraniana Anna Mo. Foto: divulgação.
Tricô gigante feito pela designer ucraniana Anna Mo. Foto: divulgação.| Foto:

O outono começou no finalzinho de março. Daqui a pouco é o inverno que vem bater à nossa porta, invadir cada cômodo e fazer a gente não querer colocar o nariz para fora das cobertas.

Se a moda de vestuário outono/inverno tem todo um ar de sofisticação e elegância, a decoração da próxima estação deixa a casa mais aconchegante. Ano passado comentei da pele sintética e esse ano é a vez é o tricô gigante. Já se falava dele em anos anteriores, mas imagino que agora fique mais popular.

Esse tipo de tricô é feito normalmente com lã merino, uma lã natural e de excelentes propriedades. Entre as qualidades do material está o conforto térmico, a suavidade no tato – não é áspera e não pinica, e não absorção de poeira em relação as outras lãs.

Em contrapartida, a lã merino tem um preço mais salgado que as de material sintético — obviamente. Para fazer uma manta de sofá, por exemplo, você vai precisar de pelo menos um quilo de material. A lã merino é vendida por kg, não por metro como os outros fios em geral.

A cor natural dela é bem parecida com off-white, que eu particularmente acho muito lindo. Mas também é possível encontrar a lã tingida em outros tons.

Numa pesquisa rápida aqui, vi que um quilo da lã custa aproximadamente uns R$ 300 reais no Mercado Livre. Não é um material barato, mas pelo conforto e qualidade, talvez valha o preço.

Tricô gigante: uma das tendências da decoração para o próximo inverno. Foto: Pinterest.

 

 

LIMPEZA E MANUTENÇÃO

Ainda estou pesquisando bem para saber se vale a pena investir numa manta dessas para o meu sofá. A limpeza dessa lã requer todo o cuidado, isso porque existe o perigo de lacear.

O indicado é de que a lã seja lavada com sabão bem neutro, para roupas delicadas, ou até mesmo com um shampoo de uso diário. É recomendável também não esfregar, muito menos torcer. A água precisa ser retirada com todo cuidado, e a secagem é feita à sombra.

Lembre-se também, água quente e máquina de lavar jamais!

Mais outro tricô da designer Anna Mo. Foto: divulgação.

Mais outro tricô da designer Anna Mo. Foto: divulgação.

COMO FAZER O TRICÔ

Falei tanto da lã, agora vamos ao tricô. Nesse vídeo abaixo, publicado por um canal de design da Ucrânia, mostra o passo-a-passo de como tricotar uma manta. É muito simples. O material usado no vídeo não é a lã merino, não sei dizer qual é — mas acredito que não tenha no Brasil para vender.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]