• Carregando...
Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo| Foto:
Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Você já deve ter pensado sobre isso ao encarar o trânsito da hora de rush na volta do trabalho para a casa. Segundo o aplicativo Waze, o trânsito de Curitiba é pior do que o de São Paulo. A constatação está no segundo relatório anual Driver Satisfaction Index, divulgado nesta terça-feira (13) pela empresa.

Para chegar a esta conclusão, o app de trânsito e navegação mais famoso analisou os dados que os usuários forneceram ao longo dos últimos meses — uma tendência cada dia mais presente. Por exemplo,  o motorista pode reportar acidentes ou lentidão no aplicativo, e esse tipo de informação ajudou a compor as estatísticas de segurança e tráfego, respectivamente.

Para ter uma amostra que valida a pesquisa, o Waze colocou no ranking apenas cidades e regiões metropolitanas com mais de 20 mil usuários ativos mensalmente. Um total de 186 locais. Curitiba ficou na metade de baixo da tabela: ocupa a 134ª posição do ranking.

Por aqui, a média da avaliação foi 4.84 (a nota vai de 0 a 10). Esmiuçando os números, o cenário é o seguinte: no quesito trânsito (lentidão, tempo gasto, obras nas pistas), a nota foi 2.74; no quesito segurança (acidentes e perigos reportados), foi 8.75; no quesito qualidade (pistas em bom estado), foi 6.90; no quesito sócio-econômico (preço dos combustíveis), foi 4.90 e no quesito “Wazey” (grau de satisfação do usuário), foi 3.30.

Curiosamente, a região metropolitana de São Paulo, tida como exemplo de tráfego problemático, ficou um pouco melhor colocada: na 129ª posição, com uma média de avaliação de 5.06.

A francesa Valence foi a melhor colocada no index (média de 8.81); a pior foi Cebu, nas Filipinas, onde praticamente tudo é ruim e a nota ficou em 1.15.

Quando a classificação é estratificada por país, a primeira posição fica com a Holanda (7.54) e a 38ª e última com El Salvador (2.85). O Brasil aparece no meio deste bolo, na 20ª posição com índice 5.43.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]