• Carregando...
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay| Foto:
Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Hora de olhar para as suas mãos! Ou melhor, para os dedos. A relação de tamanho entre o dedo indicador e o anelar (aquele em que vão as alianças, como nome sugere) revela traço da personalidade, segundo a ciência. O segredo está no motivo que leva um a crescer mais que o outro. Veja a conclusão de alguns dos estudos:

Fidelidade

Um estudo de 2015 da Universidade de Oxford toca em um ponto bem controverso: a predisposição à traição. Os cientistas concluíram que homens com dedo anelar maior do que o dedo indicador são  57% mais propensos à “promiscuidade” do que aqueles com o indicador maior. Nas mulheres, a situação é inversa. As que têm o dedo anular maior são 53% mais inclinadas à fidelidade.

Os pesquisadores relacionam parte do que chamam de estratégia “darwiniana” inconsciente de maximizar as chances de reprodução com a quantidade de testosterona fetal. Segundo vários outros estudos (um dos mais famosos publicado pela Universidade de Cambridge), o nível de testosterona durante o desenvolvimento do feto tem um papel importante em certos traços de seu comportamento — e é o que faz o dedo anelar crescer mais do que o indicador.

Mas, obviamente, não é só o tamanho do dedo que define as ações de uma pessoa, ponderam os cientistas. “O comportamento humano é influenciado por muitos outros fatores, como o seu ambiente e a experiência de vida”, destacou o professor de Oxford Robin Dunbar, que conduziu a pesquisa (com 585 pessoas entre 18 e 63 anos).

>>>LEIA TAMBÉM: o dia em que um serial killer participou de um programa de namoro na TV. E ganhou

Homens gentis

Homens com dedo indicador menor do que o anelar são mais gentis com as mulheres, concluiu um estudo da universidade canadense McGill. O professor emérito de Psiquiatria Simon Young avaliou o comportamento de 155 pessoas (78 homens e 77 mulheres). Foram feitas rodadas de interação social durante três semanas.

Os homens com a relação “indicador maior que anelar” tiveram três vezes mais engajamento no papo com as mulheres. Para Young, mais um sinal dos hormônios na fase fetal. “É fascinante observar que as variações hormonais antes do nascimento podem influenciar o comportamento adulto”, escreveu.

Homens mais bonitos

Outro estudo, de 2011, feito por professores da Universidade de Genebra (Suíça), diz que os homens com o indicador maior que o anelar têm rostos mais bonitos. Adivinhe o motivo! “A quantidade de hormônios sexuais a que a pessoa é exposta antes do nascimento contribui para como seu rosto vai se desenvolver e a que grau de atratividade vai chegar”, disse ao Live Science Camille Ferdenzi, uma das pesquisadoras.

A pesquisa leva em consideração que a beleza de um rosto masculino é marcada por traços mais fortes.

>>>LEIA TAMBÉM: fim do mistério do Triângulo das Bermudas?

Tipos de inteligência

Um grupo de cientistas avaliou estudantes que se submeteram ao SAT, que é o Enem dos Estados Unidos, para chegar a conclusão que aqueles com dedo indicador maior que o anelar são melhores em matemática e ciências exatas. Os que têm o anelar maior se saíam melhor nos testes de escrita.

A conclusão foi publicada em 2007, no British Journal of Psychology. De acordo com os autores, a testosterona estimula as áreas no cérebro ligadas às habilidades matemáticas; enquanto o estrogênio (responsável pelo crescimento dos indicadores) atua no cérebro em áreas cognitivas.

>>>LEIA TAMBÉM: quantas pessoas cabem no planeta Terra?

Doenças

Se ter o indicador maior significa melhor trato com as mulheres e rostos mais bonitos, tem também suas desvantagens. Em 2010, um estudo publicado no British Journal of Cancer concluiu que os homens com tais características são mais predispostos a desenvolver câncer de próstata. A amostra desta pesquisa foi de 1.500 pacientes com a doença e 3 mil saudáveis. O homens com anelar mais longo ou do mesmo tamanho do indicador pareciam ter 33% menos chance de ter este tipo de tumor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]