• Carregando...
Agora é bolha? Sinais de que a euforia tomou conta das criptomoedas
| Foto:

O bitcoin tem tudo para ser o ouro eletrônico e tomar parte do mercado de 7 trilhões de dólares daquele metal. Mas suas qualidades não impedem que investidores se deixem levar por erros comuns: a euforia, o FOMO (“fear of missing out”, medo de ficar de fora) e o pânico diante de quedas dos preços. Não faltam sinais de que esse comportamento inflou uma bolha ao redor do bitcoin – que já encolheu 25% desde o pico de 19 mil dólares – e principalmente ao redor das suas concorrentes, as altcoins.

A oferta de altcoins lembra a Bolha da Internet
Já ouviu falar da cardano? É a sétima criptomoeda com maior valor de mercado nesta semana. Soma 12 bilhões de dólares, o mesmo valor da capitalização do bitcoin há pouco mais de um ano. Como a cardano, há uma montoeira de altcoins que ninguém sabe muito bem para que serve, mas que todos compram por pura especulação, só para aproveitar uma valorização de curto prazo. Ripple, iota, dash, nem, monero, stellar, qtum e outras 1300 altcoins têm 56% do mercado de criptomoedas, ou quase 300 bilhões de dólares.
É difícil evitar a comparação com ações de startups da bolha da internet dos anos 2000. Naquela época, projetos que ninguém sabia muito bem se dariam certo, como o da Boo.com, InfoSpace, FreeInternet, tiveram valorizações estratosféricas. A ações da E.Digital, por exemplo, saíram de poucos centavos em 1999 para chegar a 24 dólares em janeiro de 2000. Meses depois, voltaram a valer 7 centavos.

Aventureiros entram rápido demais no mercado
É bem conhecida a história do magnata John Rockefeller, que vendeu suas ações na Bolsa de Nova York pouco antes do crash de 1929 ao saber que seu engraxate estava pensando em investir na bolsa. Se até o engraxate se preparava para entrar no mercado, não haveria quem comprar ações dele, ou seja: as ações estavam prestes a cair.
Tenho a impressão de que estamos num momento semelhante nas criptomoedas. Repare nesta declaração de Rodrigo Batista, presidente do Mercado Bitcoin, e veja se ela não é uma amostra de que muitos desavisados estão entusiasmados demais:
“São 10 mil novos cadastros por dia. Movimentamos R$ 105 milhões em 2016, hoje estamos movimentando R$ 120 milhões por dia”, diz.
Dias atrás, lendo queixas sobre corretoras num site de reclamações, topei com este texto:
“Meus amigos bom dia a todos o treide venho por meio desta alertar sobre a empresa vc que e trader comtinuie fazendo suas manobras na sua conta seja ela aonde for pois aqui as taxas de saques sao um absurdo onde ja se vio pagar 400 reais pra fazer um saque.”
Se o autor do trecho acima já entrou no mercado, quem mais falta entrar?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]