• Carregando...
Rafael Matsunaga/Fotos Públicas
Rafael Matsunaga/Fotos Públicas| Foto:

O bitcoin passou de 10 mil para 19 mil dólares em dezembro depois que a Bolsa de Chicago e a CBOE Futures Exchange anunciaram a intenção de negociar contratos futuros da criptomoeda. Uma valorização semelhante deve ocorrer nos próximos meses se a SEC, a comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos, autorizar a criação dos ETFs (fundos de índice) de bitcoin.

ETFs são fundos que replicam a composição de um índice. Por exemplo, um investidor que planeja seguir a valorização do índice Bovespa não precisa comprar todas as ações na proporção de cada empresa – pode simplesmente comprar cotas do fundo Bova11, que acompanha a composição e o desempenho da Bolsa paulista.

Nos Estados Unidos, os fundos de índice já movimentam 3 trilhões de dólares (para comparação, lembre-se que o PIB do Brasil em 2016 foi de 1,8 trilhão de dólares).

A Bolsa de Nova York está aguardando autorização da SEC para listar dois fundos de índice baseados em contratos futuros de bitcoin negociados em Chicago – o “ProShares Bitcoin ETF” e “ProShares Short Bitcoin ETF”. A Bolsa de Chicago tem diversos pedidos de fundos semelhantes.

Em março, a SEC rejeitou o pedido dos irmãos Tyler e Cameron Winklevoss de criar um fundo de índice de bitcoin. Argumentou que as criptomedas não eram suficientemente reguladas para motivar um fundo. Mas agora a situação é diferente – pois os contratos futuros de Chicago são perfeitamente regulados pelas autoridades americanas.

Os fundos de índice facilitariam ainda mais a entrada do dinheiro grosso de investidores institucionais no mercado de criptomoedas. Como disse, para a Bloomberg, o gestor Ari Paul, cofundador da Blocktower Capital, “há muitos investidores interessados que não podem comprar bitcoins, tanto por razões regulatórias quanto por medo e dificuldade”. Os fundos resolveriam esses problemas, levando facilidade e segurança jurídica aos especuladores.

Não se sabe quando a SEC anunciará sua resposta ou se ela será positiva. Mas é fácil imaginar o preço do bitcoin se aproximando dos 30 mil dólares (eu ouvi 40 mil?) se a autorização para os fundos de índice sair.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]