• Carregando...
David Tavares (foto por Noah Shaye)

David Tavares (foto por Noah Shaye)

No último dia oito de abril, o violonista David Tavares, nascido em Guarapuava e radicado em Madri há 29 anos, lançou em Curitiba o terceiro álbum de sua carreira: “Ni tan Rey, ni tan ratón”.  O espetáculo ocorreu no Centro Cultural Portão, no Auditório Antônio Carlos Kraide, numa apresentação intimista e comovente.

Além de composições instrumentais de David, o show também trouxe no repertório algumas de suas canções com letra, na voz sensível de Paulo Mestre, contando ainda com a participação de músicos de peso da capital: André Prodóssimo (baixo) e Marcio Rosa (bateria).

Reconhecido fora do Brasil pelas performances de violão flamenco em seus discos anteriores, David apresentou para o público curitibano uma surpreendente mistura de ritmos tradicionais da música brasileira e da música clássica com flamenco. A plateia adorou. “Foi muito emotivo! Retornar ao Brasil sempre é bom! Fiquei muito contente com a resposta do público e da crítica. Também gostei muito do Auditório Carlos Kraide, porque não o conhecia, e me surpreendeu a acústica e a qualidade dos técnicos que nele trabalharam durante o show. Espero poder repetir a apresentação ali, da próxima vez que vier a Curitiba, porque sempre reencontro uma quantidade grande de amigos” conta David.

Rendilha sonora

No novo disco, o músico traz jogo com nomenclaturas e sonoridades típicas do Brasil e da Espanha

No novo disco, o músico traz jogo com nomenclaturas e sonoridades típicas do Brasil e da Espanha

O álbum foi produzido por Rafael Morales e David Tavares, e traz 12 faixas, 9 delas compostas pelo próprio violonista e outras 3 em parceria com Bio Medeiros.

O nome e a capa do CD são, no mínimo, curiosos. Sobre “Ni tan Rey, ni tan ratón”, David Tavares explica suas escolhas: “Primeiro escolhi a capa a partir do desenho da minha filha: tem um rei tocando violão e tem uns ratinhos também, como num conto de fadas! Para combinar com o desenho e com o estilo de música que tem no disco, meu amigo Carlos Alonso, escritor e compositor, me deu essa ideia para o título. Já que o disco tem uma variação muito grande de ritmos e estilos, achei que o nome combinou muito bem.”

Essa variação de ritmos é o que diferencia esse novo trabalho dos 2 anteriores, enriquecendo e dando novos rumos à carreira que David desenvolve na Espanha, acompanhado de músicos de renome internacional. O disco inova ao apresentar um trabalho maduro, pois subverte três vertentes musicais: o flamenco aparece como bulería, rumba, tremolo e até numa mistura inusitada com o fandango na faixa “Danza cortezana”;  a música clássica no arpegio da faixa “Balada para una mujer triste” nos remete à “Sonata ao luar” de Beethooven; e a tradicional música brasileira aparece amarrada em igualdade com outras vertentes, com destaque para as faixas “Frevando”, “Negro e sinhá” e “Tremolo da saudade”, nas quais qualquer tentativa de definição reduzirá a polifonia que elas trazem.

David faz rendilha com esses rótulos musicais, passeando com segurança pelos temas e os apresentando de forma despretenciosa, como quem estivesse improvisando, brincando de fazer som, sempre com muita técnica e sensibilidade. O músico se coloca, nesse caso, à serviço da música como meio de integração entre culturas, de forma ilimitada.

Arte pela convivência.

Nem tão rei do violão, nem tão rato.

(por Luciane Alves)

Saiba mais sobre David Tavares em sua página do Facebook e em seu site oficial
Confira a obra de David Tavares em sua página do MySpace

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]