• Carregando...
Oculus Rift chega no início de 2016 com novo controle
| Foto:

Imagem do Oculus Rift

A Oculus decidiu queimar a largada e acaba de realizar sua conferência pré-E3, trazendo alguns detalhes sobre a chegada dos badalados óculos de realidade virtual. E, embora não tenha divulgado o preço e nem a data específica em que o Rift chega às lojas, apresentou um novo controle, jogos dedicados à nova tecnologia e outras surpresas.

A primeira grande novidade da empresa foi a apresentação do design final do produto. Depois de várias demonstrações de protótipos, a versão que chegará às mãos do consumidor é significativamente menor do que vimos antes e aparentemente mais leve. Com duas telas OLED posicionadas na altura dos olhos, ele foi desenhado para oferecer o máximo de conforto e praticidade ao usuário.

Além disso, ele vem com um headset integrado para criar a ambientação necessária dentro da realidade virtual. Como apresentado, o jogador vai poder se situar no ambiente apenas pelo som e sentir as variações de direção à medida que ele movimenta sua cabeça, criando uma sensação real de estar em outro lugar. Esses fones podem ser retirados e substituídos por outros à sua escolha.

Versão final do Oculus Rift

O Rift traz ainda um pequeno sensor semelhante a uma luminária que deve ser colocado próximo ao computador para que ele seja capaz de captar a movimentação da cabeça e repassar esses dados para os jogos. Segundo a Oculus, a ideia era fazer com que ele fosse discreto o suficiente para “sumir” tão logo fosse instalado.

No entanto, para funcionar, os óculos ainda vão exigir que você tenha um controle em mãos e, para isso, a empresa anunciou uma parceria com a Microsoft que vai trazer um joystick do Xbox One juntamente com o produto. Essa união também serviu para estreitar laços entre as duas companhias, fazendo com que o Rift tenha total suporte ao Windows 10 e suas funções de transmissão de jogos. Com isso, será possível fazer o streaming de games do One diretamente para o novo acessório, simulando uma sala de estar com sua própria TV virtual — um verdadeiro “inception” tecnológico.

Oculus Touch é o controle gestual para o RIft

Já para aqueles que preferem uma experiência mais interativa, o Oculus Touch é o controle ideal. Anunciado durante a apresentação, ele reproduz todos os movimentos feitos pelas mãos do jogador e os reproduz dentro dos jogos, incluindo a movimentação dos dedos. Ações mais complexas, como a manuseio de uma arma, vão poder ser feitas a partir dos poucos botões existentes.

Como o fundador da empresa, Palmer Luckey, afirmou durante a conferência, a imersão oferecida pela realidade virtual faz com que as pessoas se sintam dentro daqueles mundos e, por isso, fazem movimentos instintivos para pegar algo ou mesmo se proteger. E a ideia do Touch é exatamente se aproveitar disso da maneira mais intuitiva e simples possível.

Alguns títulos dedicados à realidade virtual também foram mostrados, como Edge of Nowhere, Chronos e EVE Valkyre —o qual surpreendeu pelo quanto a realidade virtual é capaz de oferecer em termos de liberdade e imersão. Ainda assim, mais detalhes de jogabilidade e outros anúncios serão feitos durante a E3 na próxima semana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]