• Carregando...
Entenda por que as gatas dão cria no verão
| Foto:
Five Kittens In A Box

Foto: Bigstock.

 

Vi um post no facebook da Cecília Vargas da Costa, veterinária do Fofuras Pet Shop, que dizia que agora é época de uma “chuva de gatinhos” para adoção. Para entender o porquê do número de filhotes aumentar nos períodos mais quentes, fui conversar com ela sobre o ciclo gestacional dos animais.

Segundo Cecília, as gatas são animais poliéstricos estacionais. Isso significa que elas têm mais de um ciclo por ano, mas eles só acontecem em determinadas épocas. “O cio acontece quando os dias são mais longos (mais tempo de luz), ou seja, nos dias mais quentes. É uma maneira de evitar que os filhotes enfrentem o inverno logo após o nascimento e não sobrevivam”, explica.

Foto: Bigstock.

Foto: Bigstock.

Como em Curitiba os meses de junho a setembro são mais frios, este é um período em que nasce uma pequena quantidade de gatinhos. O problema é que de novembro a janeiro aparecem muitos filhotinhos e faltam adotantes. Se você, no entanto, está esperando para encontrar o seu gatinho, está chegando a hora!

Cecília lembra que o primeiro cio acontece cedo, entre os 5 e 12 meses de vida. E que o período pode acontecer várias vezes seguidas, com intervalos médios de 21 dias, até a cruza acontecer. “A gata entra no cio novamente 21 dias após o parto e já pode engravidar novamente”, comenta. Cada ninhada tem em média de três a seis filhotinhos, mas a veterinária lembra que já viu crias com até 11 gatinhos.

Importância da castração

Não tem como falar sobre o assunto e não citar a importância da castração. A cirurgia ajuda a restringir a reprodução indesejada e gera um comportamento mais adequado dentro de casa. Além disso, mesmo para os gatos com acesso à rua ou a qualquer ambiente externo, a expectativa de vida aumenta bastante com a castração, por diminuir as brigas e as doenças transmitidas entre os gatos.

Vantagens

Para as fêmeas, a castração elimina os cios, as ninhadas indesejáveis e as doenças do sistema reprodutor. Previne também a gravidez psicológica e o câncer de mama.

Para os machos, a castração torna os gatos menos agressivos, poupando-os de brigas, diminuindo as marcações territoriais (com urina e arranhões) e reduzindo a tendência à fuga. Ainda previne doenças de testículo e próstrata.

Em geral, o gato castrado será mais amistoso com seres humanos e menos agressivo com seus companheiros felinos. E a sua expectativa de vida pode dobrar!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]