• Carregando...
Gatinho na sacada em Veneza.
Gatinho na sacada em Veneza.| Foto:
Modelo de máscara veneziana.

Modelo de máscara veneziana.

Os gatos são os únicos animais representados nas tradicionais máscaras carnavalescas venezianas. O motivo? Uma antiga lenda diz que um homem chinês chegou com seu gato à Veneza sem mais nada: nem móveis, nem dinheiro. O bichano auxiliou o homem a livrar todos os ratos de um palácio e tornou o seu dono rico, recompensado por um nobre morador da cidade.

Gatinho na sacada em Veneza.

Gatinho na sacada em Veneza.

Os bichanos eram escassos na região desde o século 14, época em que a peste negra devastou a Europa. O agente causador da doença era a bactéria Yersinia pestis, que começou contaminando marmotas na Ásia Central. As pulgas que picavam esses bichos mordiam também os mercadores que transitavam pela movimentada Rota da Seda, que ligava a Europa ao Extremo Oriente. A bactéria começou a contaminar os ratos europeus e fez a epidemia se alastrar rapidamente.

Gato gondoleiro, ilustração de um souvenir veneziano.

Gato gondoleiro, ilustração de um souvenir veneziano.

Os gatos seriam uma boa numa situação como essa, já que são predadores naturais dos ratos e ajudariam a controlar a disseminação da peste. O problema é que os felinos andavam em falta e ainda eram associados à bruxaria. Alguns chegaram a ir para a fogueira porque existia uma crendice de que eles eram encarnações de demônios.

Pela necessidade, no entanto, os venezianos chegaram ao ponto de ir até a região da Dalmácia para trazer um navio cheio de gatos. Eles não tinham outra tarefa a não ser a de caçar ratos e se transformou em símbolo de sorte. Atualmente, é impossível não notar os bichanos circulando entre as calles e ruelas mais tranquilas venezianas. É normal ver os bichanos nas janelas das casas, nas pequenas pontes entre os canais e até mesmo junto aos turistas nos restaurantes e bares em busca de alguma sobra de comida. Eles deixam a paisagem ainda mais bonita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]