• Carregando...
Pampa del Infierno, a reta dos 800 quilômetros
| Foto:

Chaco Argentino

Partindo de Resistência, já tinha ideia do que iria encarar na longa reta até El Galpon, “apenas” 800 km pela Ruta 16, onde a temperatura chega aos 50 graus (às 14 horas) e, à noite, o mais fresco é em torno de 23 graus se tiver sorte. Ou seja, o ar-condicionado é fundamental.


Posto na Ruta 16

Para o primeiro dia, o programa era chegar em Presidência Roque Sáenz Peña. Era uma distância de 171 km, mas eu encontraria uma parada apenas após os 110 kms. Preparei-me para praticamente 5 horas de pedal, com muita água e alimento suficiente para aguentar a primeira etapa.

Rodei tranquilo, apesar de sofrer com a desidratação. O caminho parecia se repetir a cada árvore ou carro que passava. Tornava-se cada vez mais cansativo.


Um trecho muito calmo e quase deserto, alguns animais e aves para distrair, mas nada além disso. A estrada sempre sem acostamento, o que pede muita atenção, principalmente depois de ver um caminhão capotado (o que dá um pouco de medo, mas nada para desanimar).

Foram quatro horas intermináveis. Cheguei às 15 horas em um posto e parei para descansar. O calor estava no pico, mas aproveitei o ar para me refrescar e relaxar.

Depois de almoçar esperei duas horas até diminuir o calor. Chegou a hora de seguir para o destino final!



Logo na entrada da cidade, parei para tirar algumas fotos pitorescas, como de carros antigos, do trilho de trem e de outras antiguidades.

Em seguida, sou abordado por um casal de motoqueiros brasileiros que não queriam acreditar que eu estava fazendo o percurso de bike. Eles foram o primeiro de muitos que encontrei. Admiraram muito a minha resistência e a vontade de pedalar, pois a viagem de moto já é muito sofrida, pelas condições do clima.


Entrada da cidade

Hora da pizza com os amigos brasileiros.

Depois da conversa nos dirigimos ao hotel onde estavam hospedados. Fomos jantar uma pizza muito simples. Recebi informações fundamentais para que o sucesso da viagem na Cordilheira dos Andes fosse garantido. Não sei como faria se não tivesse sido orientado, pois imaginava que estava muito preparado. Mas não estava.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]