• Carregando...
Dia de Pai Herói
| Foto:

Hoje é Dia dos Pais e quando pensei em escrever uma coluna especia (publicada hoje no caderno Viver Bem) para o dia, comecei a relembrar os grandes pais das nossas telenovelas. Alguns me vieram à cabeça, mas somente depois de muito exercício e de eliminar algumas super mães da nossa TV, que foram mães e pais ao mesmo tempo.

Regina Duarte, por exemplo, encarnou a maioria delas, como a Raquel de “Vale Tudo”, e as várias Helenas interpretadas três vezes nas tramas de Manoel Carlos. É impossível não lembrar também da nordestina Maria do Carmo (Susana Vieira), de “Senhora do Destino”.

Mas vamos à coluna. Já que não temos muitos exemplos de super pais nas novelas, resolvi relembrar “Pai Herói”, uma das tramas da mestre Janete Clair. O mote era a luta de um homem em busca da verdade sobre o seu pai. André Cajarana (Tony Ramos) é o protagonista da história e cresceu acreditando que seu pai era um grande homem. Com a morte do avô, ele vai para o Rio de Janeiro na tentativa de esclarecer a morte do pai, Malta Cajarana (Lima Duarte interpretava o pai e avô de André) e descobre que ele era tido como um bandido, bicheiro e traficante.

Pai Herói-Tony Ramos, Lima Duarte I0000332

Pai Herói: O mote era a luta de um homem em busca da verdade sobre o seu pai. (Foto: Globo/Divulgação).

No Rio, André conhece duas mulheres: Carina (papel aclamado de Elizabeth Savalla) e Ana Preta (interpretação sensível de Glória Menezes). Nessa novela, Janete dava mais um presente à Glória Menezes. A atriz interpretou uma moradora do subúrbio carioca e dona de uma casa de samba, a Flor de Lys. No fim da história, ela aparece desfilando pela Beija-Flor de Nilopólis. Já Elizabeth Savalla encarnou um dos personagens mais dramáticos de sua carreira, mas que mesmo assim, atraiu o amor do público. Janete Clair contou em entrevista que, na sinopse, André terminaria com Ana Preta, mas os pedidos foram tantos que ela alterou o final para atender o público. André e Carina puderam, então, ser felizes.

Em “Pai Herói”, a exemplo de outros sucessos de Janete, havia um mistério do “quem matou”. O personagem assassinado era César Reis. No último capítulo, não havia ficado claro para o público quem era o assassino e, no domingo seguinte, Janete Clair foi ao “Fantástico” explicar o desfecho da trama.

“Pai Herói” é uma das tramas cotadas para ser exibidas no canal pago VIVA. Seria uma ótima escolha e se tornaria a primeira trama da mestre da nossa televisão a ser reprisada no Viva. Ah, e claro, vamos terminar a coluna ao som da abertura inesquecível: “Pai, você foi meu herói, meu bandido, hoje é mais, muito mais que um amigo…”. Feliz Dia dos Pais!

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]