• Carregando...
O direito de ser um monstro
| Foto:
Divulgação
Novo Resident Evil não foi lá muito bem recebido pela crítica, mas jogo tem melhoras significativas

A série Resident Evil vendeu mais de 50 milhões de jogos em seus 16 anos de história. Um marco no gênero de “horror de sobrevivência”, viu seus personagens virarem bonecos e até encararam cinco aventuras nos cinemas. Certamente, é uma das maiores marcas atuais da indústria de videogames. Ao passo que foi ganhando popularidade em outros meios, foi alvo de críticas intensas com a primeira aparição nos consoles da geração atual, com Resident Evil 5, quando a ação e o tiroteio ganharam muito mais espaço que a exploração pelas sombras. Em sua sexta edição, a Capcom tinha grandes desafios. Precisava reformular a franquia. Muitos esperavam uma volta às origens, com uma ambientação mais soturna. Se nos basearmos pelas notas computadas pelo site Game Rankings, a produtora falhou. Até o fechamento desta coluna, o jogo conseguia uma média de 68% de notas positivas. O que pode ser considerado uma tragédia.

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

É bom lembrar que sempre que a crítica aponta para um lado o melhor é pegar a direção oposta. Logo de cara se percebe que RE6 em pouco lembra os primeiros jogos da série. Mas quem se importa? Um game, na opinião deste colunista, deve ser um produto autossuficiente, que não necessite de “prequels” ou material de apoio para entregar bons momentos de interação. Que se esqueça o passado. RE6 é, sem dúvida, um dos jogos mais interessantes de ano.

A história se passa nos dias atuais. Os agentes Leon S. Kennedy, Chris Redfield e Ada Wong devem, mais uma vez, combater um nova ameaça à humanidade, o Vírus-C. Uma legião de monstros deformados (redundante?) continua como os inimigos a serem enfrentados. Mesmo com uma história linear, o jogo pode ser desfrutado de maneira caótica. São quatro campanhas principais que pode ser completadas aleatoriamente, com exceção da protagonizada por Ada. Com pelo menos cinco capítulos em cada campanha, que duram em média cinco horas, este é provavelmente o Resident Evil de maior duração. As fases têm características bem peculiares. Umas valorizam mais a ação, lembrando os jogos de tiro em primeira pessoa. Em outras, os quebra-cabeças são os maiores desafios.

Os cenários foram expandidos e contam agora com “locações” nos Estados Unidos, China e Europa. Segundo o produtor Yoshiaki Hirabayashi, nunca a Capcom investiu tanto em apenas um produto. Cerca de 150 pessoas trabalharam diretamente nesta versão.

A sexta versão traz avanços na jogabilidade, que está muito mais fluída. O jogador poderá atirar e se locomover ao mesmo tempo, resolvendo um dos entraves históricos do game. O sistema para salvar o progresso foi melhorado, tornando-se automático, como todo jogo que se preze. Há também diversas personalizações nos comandos, que ainda apresentam problemas de resposta principalmente contra monstros mais rápidos.

O melhor nesta versão é modo multiplayer, que pode estender a vida útil do jogo por tempo indeterminado. Há opção de modos cooperativos tanto na versão local quanto pela internet. A grande novidade é o modo Agent Hunt, que fica disponível após o término das campanhas. Nele, o jogador poderá encarnar na pele de monstros e dificultar a vida de outros jogadores pelo mundo. A Capcom deu um passo interessante que permite ampliar a capacidade dos inimigos, que podem muito bem estar sendo comandados por alguém no interior do Japão. Aumenta-se o desafio e a diversão. Afinal, quem nunca se imaginou na pele de um cachorro demoníaco mordendo os calcanhares dos heróis da série? É plenamente possível. Só pela possibilidade de encarnar uma água zumbi gigante para destroçar corpos pelos ares Resident Evil 6 já deveria ser considerado um dos grandes games do ano. Mas a crítica não enxerga toda a emoção em “trollar” as partidas de jogadores desconhecidos por este mundo afora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]