• Carregando...
Trocando uns tapas em Hong Kong
| Foto:
Fotos: Divulgação
Sleeping Dogs é uma espécie de Grand Theft Auto asiático: em vez cidades do Ocidente, jogo se passa em Hong Kong

Gênero muito bem definido mas pouco conhecido no Ocidente, ainda mais no Brasil, são os filmes de ação policial produzidos em Hong Kong. É briga, carnificina, muitos transtornos psicológicos e uma pitada de sacanagem. Os filmes mais conhecidos por aqui normalmente são protagonizados por Bruce Lee, Jackie Chan e Jet Li, estes dois últimos ícones da pasteurização com que só Hollywood poderia nos brindar.

Por não ter um apelo comercial muito forte fora da Ásia, o gênero também influencia pouco em outros tipos de produtos culturais, como os games. Por isso, Sleeping Dogs, um dos jogos mais comentados na E3 deste ano, brilha entre tantas novidades.

A história, como se pode supor, é ambientada em Hong Kong. O jogador encarna o policial Wei Shen, que deve se infiltrar numa tríade, espécie de Yakusa hongonguesa, para com socos, chutes e muito estilo acabar com a organização criminosa. O jogador pode usar um vasto arsenal de objetos soltos pelo cenário, como extintores, placas, pás e, principalmente, facas de açougueiros, que, por uma incrível coincidência, abundam no amplo cenário. Com uma câmera em terceira pessoa, o protagonista usa suas habilidades ninjas para, além de combater o crime, claro, passar nos testes sangrentos que são impostos pela gangue com o objetivo de testar a fidelidade.

Wei Shen também precisa cumprir missões e descolar uns trocados para poder comprar armas, carros e… roupas. Afinal, um bom policial tem que estar sempre na moda para aproveitar umas noitadas enfurnado em karaokês (sim, o jogador vai ter que passar por isso). É bom estar preparado para cantar, assistir brigas em rinhas de galo e jogar umas partidas de mahjong a qualquer momento. Um resumo do que um morador da ilha poderia chamar de diversão.

As habilidades do policial vão melhorando conforme a performance dentro do jogo. Não apenas as físicas. Aos poucos, o protagonista vai ganhando a confiança dos criminosos, pode flertar com algumas garotas no meio de toda a brutalidade que enfrenta um policial em Hong Kong e desbloquear mais missões. Ah, sim, com mais experiência é possível barganhar descontos em lojas de roupas. Roupas realmente parecem ser algo relevante no jogo.

Sleeping Dogs é uma espécie de Grand Theft Auto de olhos puxados. A cidade reproduzida de Hong Kong é gigantesca, levando o jogador a se perder em meio a tanto caos e luzes de neon. Para se locomover em um mapa tão amplo, Wei Shen fará uso de uma centena de motos (que brindam com as melhores cenas de ação), lanchas e carros de todos os tipos e modelos. Aliás, é possível pular entre veículos das formas mais impossíveis, como bem gosta o gênero. Como o leitor já deve ter imaginado, há corpos dilacerados por toda parte. Muitos deles serão obra do protagonista. Sleeping Dogs é o Hard Boiled dos games. John Woo deve ter aprovado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]