• Carregando...
Paraná tem 7 projetos aprovados no Programa Petrobras Cultural
| Foto:
Jonathan Campos / Gazeta do Povo
Múltiplo Leminski: alma do poeta em escritos, fotos e livros

O Programa Petrobras Cultural divulgou os projetos de todo o país aprovados para receberem patrocínio. Sete deles são do Paraná e o destaque é o poeta Paulo Leminski. Dois projetos ligados a ele serão patrocinados pela Petrobras. Um digitalizará a obra musical do poeta, inclusive músicas inéditas que estão registradas em fitas cassete caseiras. O outro bancará a itinerância da exposição Múltiplo Leminski, que faz sucesso no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Além desses, também foram aprovados projetos da Companhia Brasileira de Teatro, na área de teatro; de Guto Pasko, em Cinema, Rodrigo Garcia Lopes e Assionara Medeiros de Souza, na área de literatura; e, por fim, o que viabiliza o 33º Festival de Música de Londrina.

Veja abaixo a relação dos paranaenses divulgada pela Petrobras. A lista completa dos projetos aprovados pode ser vista no site do Programa Petrobras Cultural. Ao total serão liberados R$ 67 milhões em verbas de patrocínio cultural para 134 projetos aprovados.

Os projetos do Paraná

Nome do Projeto: A OBRA MUSICAL DE PAULO LEMINSKI – UM PATRIMÔNIO CULTURAL DO PARANÁ E DO BRASIL
Protocolo: 1958
Categoria: Música
Proponente: Whois Produção e Arte Ltda-ME
Estado do Proponente: PR
Abrangência: AC, ES, PB, RO, AL, GO, PA, RR, AP, MA, PE, SC, AM, MT, PI, SE, BA, MS, RJ,
SP, CE, MG, RN, TO, DF, PR e RS

Resumo do Projeto: Projeto sobre a obra musical do paranaense Paulo Leminski que objetiva a digitalização das fitas cassetes deixadas por Leminski (contendo dezenas de canções inéditas) e a posterior organização de um livro de partituras com sua obra musical completa.

Nome do Projeto: MÚLTIPLO LEMINSKI
Protocolo: 2540
Proponente: Whois Produção e Arte
Estado do Proponente: PR
Abrangência: PE e GO

Resumo do Projeto: A exposição Múltiplo Leminski é fruto de anos de pesquisa e catalogação, por parte da família, de toda a obra deixada pelo multiartista Paulo Leminski. Com inúmeros atributos, Leminski deixou uma vasta obra que está retratada, em sua totalidade, nesta exposição que já percorreu as cidades de São Paulo e Curitiba, esta última que abriga todo acervo existente

Nome do Projeto: PROJETO BRASIL – MANUTENÇÃO DA COMPANHIA BRASILEIRA DE
TEATRO

Protocolo: 1087
Companhia: Companhia Brasileira de Teatro
Proponente: Autonauta Produções Culturais
Estado do Proponente: PR
Abrangência: AM, BA, SP, DF, PR e RS

Resumo do Projeto: É considerada uma das mais importantes cias de teatro do Brasil, ganhadora de diversos prêmios, decorrentes de um aprofundado trabalho de pesquisa. A peça inédita, intitulada BRASIL, propõe um mergulho na história recente do nosso país e uma pequena “expedição” por suas cinco regiões.

—-

Nome do Projeto: ENTRELINHAS
Protocolo: 2787
Diretor: Guto Pasko
Categoria: Ficção – Digital
Proponente: Augustinho Pasko ME (GP7 Filmes)
Estado do Proponente: PR
Abrangência: PR
Resumo do Projeto: Em 1971, Beatriz, 17 anos, sai de casa em Curitiba para fazer uma entrevista de emprego numa estatal. Ao chegar, quem a aguarda são policiais do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) de Curitiba, que a levam detida sob a acusação de ser colaboradora de estudantes subversivos presos. Entre eles, sua irmã Elisabeth. Depois de torturada, sem que os militares comprovem o envolvimento com as acusações, Beatriz é entregue aos pais por um oficial do Exército que apenas admite o engano.

—–

Nome do Projeto: EXPERIÊNCIAS EXTRAORDINÁRIAS
Protocolo: 1239
Proponente: Rodrigo Garcia Lopes
Gênero: Poesia
Estado do Proponente: PR

Resumo do Projeto: O autor propõe um conjunto de poemas críticos que apostam na capacidade da imaginação criativa e de invenção que a poesia possibilita, como alternativa à ditadura das imagens e ao barateamento da linguagem da sociedade atual. A obra visa questionar os padrões medianos de sensibilidade e sentido, e provocar uma re-sensibilização no leitor.

Nome do Projeto: NA RUA: A CAMINHO DO CIRCO
Protocolo: 2460
Proponente: Assionara Medeiros de Souza
Gênero: Ficção
Estado do Proponente: PR

Resumo do Projeto: Na primeira parte do livro, o leitor passeia por textos que representam os estabelecimentos de um centro comercial. O percurso irá direcioná-lo para outro espaço: o circo, com personagens representados por artistas que se veem diante de suas limitações para viver as personas que o público espera que desempenhem. O objetivo é amplificar o embate entre o que seja ficção e realidade.

—-

Nome do Projeto: 33º Festival de Música de Londrina … o festival de todas as
músicas…

Protocolo: 524
Segmento: Música Erudita
Proponente: Associação de Amigos do Festival de Música de Londrina
Estado do Proponente: PR
Abrangência: PR

Resumo: Festival de música erudita e popular, com forte ênfase em formação. Com duração de 17 dias e cerca de 80 espetáculos, ocorre em diversos espaços – inclusive ao ar livre – de Londrina e cidades da região (Maringá, Apucarana, Ibiporã, Rolândia e Cambé). A expectativa de público é de 35.000 pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]