Cinegrafista acompanha o futebol amador curitibano

Wasyl Stuparyk é figura presente nos jogos da Suburbana (Foto: Maurício Kern)
Wasyl Stuparyk é figura presente nos jogos da Suburbana (Foto: Maurício Kern)

 

Wasyl Gazeta do Povo

Wasyl Stuparyk é figura presente nos jogos da Suburbana (Foto: Maurício Kern)

 

A semifinal da Suburbana do último sábado (9) foi acompanhada de perto por um cinegrafista que seguiu todos os passos dos jogadores em campo na cabine de imprensa do estádio Recanto Tricolor em Almirante Tamandaré.

Mas a vaga do Trieste contra o Combate Barreirinha, talvez a mais dramática, teve o olhar atento do cinegrafista Wasyl Stuparyk.

Acostumado a filmar partidas de futebol dentro e fora de Curitiba, o cinegrafista da Suburbana  gravou todos os lances da semifinal e gravou a classificação suada do Trieste após 90 minutos de jogo, prorrogação e a decisão por pênaltis.

Wasyl Stuparyk, 66 anos, iniciou a carreira cedo. Aos 12 anos, ele já era operador de som na rádio emissora ZYZ9, localizada na Rua Senador Alencar Guimarães, em Curitiba.

Ele trabalhava durante os jogos do campeonato paranaense e era responsável por carregar fios, instalar as maletas de transmissões, microfones, fones e linhas de som. Sua função era preparar os equipamentos para o som ficar com a melhor qualidade possível para os ouvintes.

Em 1964, ficou por 2 anos na TV Tupi e TV Cultura atuando como operador de som. Não aguentou ficar longe da capital paranaense e teve que voltar da cidade de São Paulo. “Eu ficava toda madrugada na sacada da pensão escutando a rádio Guairacá, de Curitiba, pra matar a saudade”, contou Wasyl.

Desde 1994, ele tornou-se cinegrafista e até hoje faz as filmagens e as edições das partidas de futebol amador e profissional.

Polivalente, Wasyl é idealizador do site www.oradiodoparana.com.br. Um site que conta a história do Rádio e da Televisão do Paraná com depoimentos e fotos de vários profissionais destas áreas.

Ele já esteve presente registrando várias competições importantes no amador durante estes anos. Destaque para Suburbana, Taça Paraná e Sul Brasileiro. Um fato curioso aconteceu na década de 90 durante uma decisão em União da Vitória. Ele foi filmar uma partida decisiva de um campeonato da região. A equipe local havia feito agressões ao árbitro durante a partida. Wasyl, sempre atento, registrou tudo e após o duelo dois torcedores mais alterados invadiram a cabine e o ameaçaram exigindo a fita VHS com as imagens da pancadaria.

“Entreguei a fita e os dois se acalmaram e foram embora rapidamente. Mas eles não imaginavam que eu havia retirado a fita original da câmera e colocado no bolso do meu colete após o final do jogo. Deixei uma fita virgem no lugar da original e eles caíram na minha arapuca,” contou aos risos.

Agora é aguardar a primeira superfinal entre Santa Quitéria e Trieste e assistir as belas imagens do simpático cinegrafista da Suburbana curitibana.

 

Wasyl arquivo

Wasyl Stuparyk, aos 16 anos, operando a mesa de som da Rádio Guairacá, em 1963. (Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal)

Serviço:

You Tube: BASILIOESPORTES

Visite o site: www.oradiodoparana.com.br

e-mail: wasylesportes@hotmail.com

Wasyl Stuparyk – Cinegrafista e Editor de vídeo :

Fone: 3206-2965 e 8427-1947

 

Decisão da Série A e semifinal da Série B

A primeira partida final do campeonato amador de Curitiba vai começar no dia 23 de novembro. Trieste x Santa Quitéria são os finalistas da competição. Assim com as semifinais de Série B, que também só vão iniciar no sábado 23.

 

 

 

 

 

 

 

 

8 recomendacões para você

 
 

mais comentadas da semana