5 dicas para ter sucesso profissional

O sucesso não vem rápido, nem sem esforço / Foto: Getty
O sucesso não vem rápido, nem sem esforço / Foto: Getty

Já que falamos semana passada sobre como se esquivar dos atalhos para o fracasso profissional, nada mais justo que trazer 5 dicas para fazer da sua carreira um sucesso. Agora que você já sabe o que não fazer, descubra o que você precisa fazer para chegar aonde deseja:

O sucesso não vem rápido, nem sem esforço / Foto: Getty

O sucesso não vem rápido, nem sem esforço / Foto: Getty

1 – Foco

Para ser um profissional se sucesso e se tornar referência, você precisa saber qual o seu objetivo de carreira. É sabendo onde você deseja chegar que você pode descobrir as melhores formas de fazer isso. Tenha foco e chegue lá mais rápido.

2 – Atualização

O segredo de uma carreira ascendente é um profissional atualizado e está pronto para oferecer ao mercado o que ele precisa. Estudar sempre é importante, pois as novidades e necessidades mudam dia após dia, e precisam de alguém para gerenciá-las.

3 – Resiliência

Atualmente o fator comportamental conta tanto quanto o técnico. Saber lidar com pressão, ouvir críticas, conversar sobre crises e não se exaltar ou levar para o lado pessoal são habilidades raras e extremamente requisitadas no mercado. Trabalhe a sua resiliência.

4 – Planejamento

Já sabe onde quer chegar? Ótimo. Agora descubra como fazer isso. Planeje por partes, suas metas precisam ser curtas, para que você possa ter noção do próprio progresso. É importante também que seus planos contem com falhas – e com alternativas para o caso delas realmente ocorrerem.

5 – Autoconhecimento

Para ter sucesso é preciso ter plena consciência das próprias capacidades, talentos e gaps. Invista em si mesmo sabendo que se identifica e é competente no que faz. Autoavalie-se com frequência e apare as próprias arestas periodicamente.

8 recomendacões para você

 
 

mais comentadas da semana