• Carregando...
A importância das consultorias
| Foto:

Passado o período de eleições, a meu ver, a tendência é que o Brasil vire uma importante chave: a da sensação de pessimismo para viver um momento de perspectiva, muito pautado na expectativa de que o novo governante poderá fazer para ajudar a economia crescer e, consequentemente, alavancar a criação de vagas de emprego.

Neste momento é muito importante as empresas não perderem o foco, e a gestão de pessoas é primordial neste contexto. Em um mundo onde temos inúmeras informações sobre o tema, com soluções para cada problemática, os profissionais da área e líderes acabam por se perder e é aí que mora o problema: para onde ir em meio a tantas possibilidades? Por isso, a dica é contratar consultorias especializadas para cada demanda específica de sua corporação.

Geralmente essas empresas são boas em determinadas matérias, pois investem tempo e dinheiro e disponibilizam profissionais preparados para atender determinada demanda. No trabalho do dia a dia farão um diagnóstico da necessidade, vão sugerir caminhos e ao mesmo tempo vão acompanhar a implantação até que se tenha resultados.

O tempo para um trabalho deste porte varia conforme a necessidade da companhia. Na área de recursos humanos elas podem realizar um projeto que varia de três meses a um ano. Mas isso não é uma regra. Engana-se quem acha que esses serviços são onerosos. O que é preciso é investir estrategicamente, buscando medir os resultados entre custo inicial e benefício a médio e longo prazos.

Porém, volto a afirmar: assertividade no momento de contratar é de extrema importância. Deixar claro para o contratado qual é a real demanda, a expectativa da empresa e onde se pretende chegar. Além disso, acompanhar o trabalho ao longo do período, não deixar solto, munir os profissionais com informações, estar disposto a doar horas para discussões e análises vai facilitar todo o processo. E ao final, estar disposto a implementar ideias. Esse é o caminho do êxito com as consultorias.

Os benefícios ao final de um trabalho deste porte podem ser inúmeros.  O olhar de quem está de fora sempre agrega uma nova visão. Quem é especialista em determinada matéria, vai a fundo em detalhes e consegue em muitos casos desenrolar problemas que, internamente a companhia não conseguia achar uma solução.

Se essa for a sua intenção para o novo período que se aproxima, não deixe de fazer a lição de casa antes de contratar um apoio externo; de acompanhar o trabalho e; de aplicar o resultado. Seguindo essas regras, certamente sua corporação vai colher bons frutos com esse auxilio. Invista, consultorias são um importante agente para o seu negócio.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]